sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Conheça as estratégias de marketing mais indicadas para as pequenas empresas


O empreendedor moderno não pode se acomodar e simplesmente esperar que seus clientes o procurem, é preciso apostar em diferentes estratégias de marketing que contribuam para fidelização e aumento das vendas. E se engana quem pensa que investimentos nessa área estão reservados apenas às grandes corporações. Hoje em dia, com novas ferramentas e soluções, as pequenas empresas também podem encontrar opções em conta para divulgar o seu negócio e atrair mais clientes.


Neste artigo vamos apresentar algumas estratégias de marketing para pequenas empresas e que estão ao alcance de todos, independente da quantidade de recursos de que você dispõe. São ações simples, mas que poderão alavancar de forma surpreendente as suas vendas. Confira!

Quem é o meu cliente? Qual a relevância do meu produto?

Devemos nos lembrar que um dos princípios do marketing é conhecer bem o seu público-alvo. Avaliar e entender o comportamento das pessoas que consomem os seus produtos e serviços é importante para que a estratégia utilizada seja eficaz.

Outro fator importante para obter êxito é aprimorar o seu produto ou serviço. Não adianta investir em marketing se o que você oferece não agrada ou não é de interesse das pessoas. Todo esforço será em vão se você não aproveitar os feedbacks do público e do mercado para aperfeiçoar o que você vende.

Com essas informações em mãos, é possível estabelecer as ações de marketing ideais para o seu empreendimento. Veja algumas opções:

Panfletagem

Um bom panfleto expõe que tipo de produto ou serviço você oferece, informa o horário de funcionamento da loja, endereço, etc. Distribua-o em locais estratégicos e próximos ao seu comércio. Cuidado para não exagerar na quantidade de imagens e informações: lembre-se de que você terá a atenção de seu cliente somente por alguns segundos, enquanto ele estiver lendo o seu folheto.

Promoções

Clientes são atraídos por promoções. Selecione diferentes produtos e crie ofertas imperdíveis com eles. Não se limite a liquidar somente aqueles que tiveram pouca saída, pois os clientes precisam perceber que estão tendo algum tipo de vantagem, caso contrário se sentirão enganados. Lembre-se de que uma promoção tem por objetivo não somente atrair clientes, mas também fidelizar aqueles que já te conhecem.

Telemarketing

Se você dispõe de um arquivo com os dados de seus clientes, faça contato com eles por telefone. O telemarketing ainda é uma excelente ferramenta para aproximar as pessoas da sua loja. Ligue para seus clientes e fale das novidades, das promoções, etc. Se tiver o registro das últimas compras que ele fez, procure vincular a conversa a esses itens, apresentando opções semelhantes.

Mala direta

De posse das informações pessoais de cada cliente, envie uma correspondência para eles. Por exemplo, sabendo a data de aniversário, confeccione um cartão felicitando-o e oferecendo um agrado, como 5% de desconto na próxima compra, e demostrando como sua marca se importa com eles. São pequenos detalhes que podem te proporcionar um retorno maior do que você imagina.

E-mail marketing

Envie mensagens lembrando o seu cliente das vantagens que seu empreendimento oferece. Mas cuidado com a quantidade, pois o efeito poderá ser contrário ao que se espera, ou seja, em vez de atrair, poderá causar repulsa. Desenvolva estratégias, teste o envio de diferentes informações e em diferentes horários e veja como o seu cliente se comporta.

Lembre-se que toda estratégia de marketing deve ser precedida de um bom planejamento. Cada empresa tem sua realidade, por isso, somente defina suas ações após um estudo, mesmo que breve, dos seus clientes, procurando entender seu comportamento e, principalmente, identificando o motivo pelo qual seus concorrentes estão levando vantagem sobre você.

Fonte: Blog Sage

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