quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Para manter as portas abertas: confira soluções para alguns dos problemas mais comuns


Na hora de manter uma empresa funcionando, são diversas as situações enfrentadas pelos empreendedores. Com a orientação do Sebrae, listamos algumas das soluções para os principais problemas que surgem e que podem fazer toda a diferença para o negócio.

Melhorias – O empreendedor que deseja requalificar a sua micro e pequena empresa e não sabe por onde começar, pode fazer o Diagnóstico Empresarial do Sebrae para esclarecer qual é a área de gestão que precisa da sua atenção de imediato. Com o diagnóstico em mãos, o empreendedor deve intervir de formar rápida nas áreas que apresentam problemas.

Clientela esvaziada – Se os clientes sumiram, é preciso buscar o motivo que os está afastando da empresa. O próximo passo após esse entendimento é criar um plano de ação para reverter o quadro. Quando tais ações forem implantadas, entre em contato com eles para apresentar as novidades. É preciso ser crítico ao analisar as informações e a partir dos problemas levantados definir ações corretivas rapidamente.

Sem recursos para divulgar a empresa – Elabore um plano de marketing anual com ações para serem executadas todos os meses, trazendo objetivos claros. Deve ser focado em parcerias e ações de baixo custo. Aposte em ferramentas de divulgação online como anúncios, site e rede sociais e veja o que mais comunica com o seu público alvo.

Fidelizando clientes – Entender o que os clientes desejam e traçar ações de fidelização é uma estratégia que os empreendedores devem adotar. Fazer frequentemente pesquisas de satisfação com a clientela abre possibilidades de estreitar esse relacionamento e saber que tipo de diferencial pode ser implementado.

Incremento nas vendas – Planejamento de vendas, monitoramento de clientes, do atendimento e da qualidade do produto e/ou serviço oferecido devem ser constantes. Flexibilidade é a melhor estratégia: os clientes buscam e merecem atendimento personalizado e não padronizado.

Contas em dia – O mais importante é manter os relatórios gerenciais de apuração de resultado (lucro) e fluxo de caixa (saldo de caixa) atualizados. O empreendedor deve definir uma meta mínima de vendas, referente ao volume necessário para que o negócio sobrevida e cresça.

Precificação dos produtos – Para saber se está praticando um preço que está coerente, é preciso saber exatamente qual são os custos e definir uma margem de lucro. O próximo passo é checar se o mercado aceita pagar o valor. Calcular o preço de venda é gerencial, mas defini-lo é algo estratégico. Para garantir as vendas, é preciso avaliar os custos, a concorrência e o perfil do seu cliente.

Fazendo o negócio crescer – O empreendedor deve elaborar um plano de negócio para verificar a viabilidade da expansão. É preciso ser o mais coerente e consistente possível, refletindo fielmente o cenário em que o empreendimento irá funcionar.

Altos custos tributários – Com a ajuda do seu contador, elabore um planejamento tributário que aponte alternativas de reduzir o percentual dos impostos sobre o faturamento. Uma dica é planejar a empresa para um período mínimo de 12 meses, avaliando as necessidades de capital. Com isso, é possível buscar crédito com juros menores, pois em muitos dos casos, o crédito costuma demorar seis meses para ser liberado.

Fonte: Correio da Bahia

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