sexta-feira, 10 de abril de 2015

5 dicas do guru de gestão Tom Peters para sua empresa


Aos 72 anos, o senhor de cabelos brancos desce do palco – diz ser “fisicamente incapaz de falar” lá em cima – e esbanja disposição. A plateia, de mais de 200 executivos e empresários, escuta atenta às três horas de palestra de Tom Peters, considerado o “pai da empresa moderna”. Peters participou do Fórum HSM Liderança e Alta Performance, em São Paulo, na última quarta-feira.

Referência no debate sobre gestão, ele é consultor, colunista e autor de mais de 20 livros sobre o tema. “Já estive no Brasil umas 20 vezes nos últimos 20 anos”, diz.

Citando poetas e grandes empresários, como Richard Branson, o palestrante deu lições para as empresas que querem conquistar excelência. “Na busca por excelência, pense em pessoas, clientes, ações e valores. Excelência não é uma ideia de longo prazo ou uma aspiração”, afirma. Veja as dicas do guru de gestão que você pode aplicar no seu negócio:

1. Ame o que faz

É na empresa que o empreendedor passa a maior parte do tempo. Por isso, ele deve amar o que faz. “Desperdice tempo nos negócios fora e estará jogando toda sua vida fora”, diz Peters. Segundo ele, é preciso se divertir ao trabalhar. “Se você não está dando vidas melhores às pessoas, você não devia estar nos negócios.”

2. Tenha funcionários satisfeitos

São os funcionários que estão na linha de frente do seu negócio que passam a mensagem da empresa. Se eles não estiverem felizes, o cliente sentirá isso. “Seus consumidores nunca serão mais felizes do que seus empregados”, afirma. O conselho do guru é ter lucro colocando as pessoas na frente.

3. Invista em treinamento

O que esportistas e militares têm em comum? “Eles praticam, treinam. Um general três estrelas do exército se preocupa com treinamento. Na maioria dos negócios, é uma função medíocre”, diz. Seus funcionários sabem dizer qual o plano de desenvolvimento para os próximos 12 meses? Se não, porque não? “Se você decide ser líder, você não é mais engenheiro ou médico, você passa a ser um desenvolvedor de pessoas”. Por isso, treinamento é sinônimo de investimento. “Essa ideia vale para empresas com quatro ou 44.444 funcionários”, afirma.

4. Erre mais vezes – e aprenda

“Quem tenta mais coisas ganha”. Este é o ensinamento que Peters tirou de seus 49 anos de carreira. “Para ter sucesso, você tem que tentar muitas coisas. ‘Faça a coisa certa de primeira’ é a frase mais estúpida já dita”, afirma.

Errar e seguir em frente é importante. Segundo Peters, o fracasso pode ter mais valor do que o sucesso. “Não é o bastante que uma empresa tolere o fracasso. Elas devem celebrar o fracasso. Não coisas erradas, mas pessoas com ideias interessantes que trabalharam muito, mas por alguma razão não acertaram”, diz.

5. Contrate as pessoas certas

Entusiasmo é a palavra-chave na hora de compor sua equipe. “Você é tão bom quanto a variedade de pessoas que estão ao seu redor. Procure pessoas que saibam ouvir, que sejam animadas. Não é ter uma boa disposição apenas”, diz.

Durante a entrevista, preste atenção se a pessoa usa mais vezes “eu” ou “nós”. “Toda decisão de parceira ou relacionamento é uma decisão estratégica sobre inovar ou não”, afirma.

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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