segunda-feira, 6 de abril de 2015

6 dicas para montar uma grande equipe


Gil Elbaz tem (ou teve) duas empresas altamente respeitadas sob sua liderança. Ele fundou, em 2007, a Factual, quando percebeu que queria montar uma startup completamente focada em agregar e coletar dados para tornar a vida dos desenvolvedores mais fácil. Antes disso, em 2003, Elbaz fundou a Applied Semantics, comprada pelo Google no mesmo ano e que hoje é o Google AdSense. Entre 2003 e 2007, Elbaz trabalhou no Google como diretor de engenharia, dando continuidade ao trabalho do AdSense.

Tendo trabalhado com equipes de todos os tamanhos ao longo de sua carreira, Elbaz listou seis dicas para procurar, recrutar e manter os funcionários mais bem qualificados.

1) Continue ampliando sua rede de contatos

Eu comecei apenas duas empresas, mas uma prática que eu apliquei em ambas as experiências foi desenvolver muitos relacionamentos com pessoas que me impressionaram ao longo dos anos. Networking é simplesmente construir relações, descobrir e entender os sistemas de valores das pessoas, suas inspirações e desejos na vida. Construir uma rede de contatos com as pessoas mais capazes leva anos, mas é incrivelmente valioso.

2) Evite a venda difícil

Quando me aproximo das pessoas, prefiro ter conversas abertas e honestas. Se você mantém contato com elas, as coisas acontecem de forma orgânica. Eu não sou o tipo de pessoa que usa a tática da “venda difícil”. Eu nunca digo às pessoas que a Factual é a melhor empresa, que elas precisam trabalhar aqui ou estarão cometendo um grande erro. Apenas por manter o contato, o interesse das pessoas nas suas conquistas continua crescendo.

3) Contrate para preencher lacunas no seu leque de habilidades

Pra mim, a ideia de construir uma equipe é preencher os buracos no meu leque de habilidades. Um exemplo. Eu não sou muito operacional ou orientado a execução. Então, um dos papeis-chave que eu precisava preencher na Factual era com uma pessoa que liderasse o desenvolvimento do negócio e as vendas. É o que faz o nosso vice-presidente sênior de produtos, Bill Michels, responsável pelos acordos mais importantes da empresa.

4) Ofereça opções de ações sempre que possível

Eu acredito fortemente que opções de ações são importantes porque incentivam as pessoas. Elas sabem que não se trata apenas de trabalho, elas sentem que são desta família que está tentando construir algo de valor.

5) Apoie os contratados

Com novos funcionários, é tudo sobre o comprometimento de fazer a contratação dar certo. Nós definitivamente não temos a atitude que algumas empresas têm. Para alguns tudo bem se, na média, 10% dos novos recrutados falharem e forem dispensados. Nós realmente trabalhamos duro para apoiar as pessoas que estão aqui. Com pouquíssimas pessoas percebemos que elas não tinham uma química com a empresa, mas então nos esforçamos o dobrou ou o triplo para mantê-las, talvez redirecionando-as a outros cargos, dando a elas um novo mentor, mais treinamento ou um novo projeto.

6) Dê às pessoas a chance de serem criativas

Como em muitas empresas de tecnologia, nossas equipes têm almoço gratuito na sexta-feira. Mas ainda mais bem avaliado e valioso que isso, eu acho, é que nas sextas-feiras é quando nós também permitimos às pessoas apresentarem projetos técnicos, novos produtos ou ideias de negócio para toda a equipe. É extremamente inspirador.

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário