sexta-feira, 16 de outubro de 2015

4 passos para construir uma marca forte


A marca de uma empresa é, muitas vezes, um aspecto negligenciado por empreendedores e administradores. No entanto, esse é um ponto fundamental de qualquer negócio, não apenas pelo fato de que identifica para o consumidor o produto ou serviço que você oferece, mas também porque boas marcas se consolidam com o tempo e inclusive se tornam um ativo da empresa.

Como construir uma marca forte? Quais são os critérios para os quais você deve se atentar? Veja as repostas para essas e outras perguntas a seguir:

Marca x logo: entenda a diferença

O primeiro passo para construir uma marca forte é perceber que ela vai muito além do logo ou do nome comercial da empresa. Uma marca leva em consideração diversos aspectos de identificação de um produto ou serviço, gerando verdadeira identidade visual para a empresa e colaborando para sua identificação entre os consumidores. O logo é apenas parte da marca, aquele símbolo que remete à marca como um todo. Nesse sentido, a marca envolve um nome, cores, sonoridade e até mesmo aroma característico (pense em uma linha de produtos de beleza, por exemplo).

Como criar uma marca forte?

O que faz de uma marca algo forte e facilmente reconhecido no mercado? No momento de sua criação, é preciso se atentar para algumas características essenciais, como sua originalidade em relação a outras marcas; uma sonoridade distintiva e de fácil pronúncia do nome; versatilidade para aplicação em diversos contextos comerciais (texturas, embalagens, materiais gráficos, etc.); e que não seja descritiva demais a ponto de se tornar genérica. Ou seja, é importante que, para criar uma marca forte, ela se destaque das demais nas prateleiras do supermercado, em outdoors e outros meios publicitários, na internet, bem como nas diversas categorias de produtos nos quais ela venha a ser aplicada.

Além disso, é imprescindível que ela siga os procedimentos legais de registro e manutenção junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Intelectual) para evitar complicações jurídicas ou que ela seja utilizada por outras pessoas no futuro.

Reflita sobre a adequação da marca para seu público-alvo

Você conhece seu público-alvo? Que tal fazer um estudo sobre esse perfil, suas preferências, seus hábitos e outras características determinantes? Isso pode ajudar sua empresa a criar uma marca que reflita alguns desses aspectos. Por exemplo, uma marca voltada para um público jovem e moderno não precisa se preocupar em utilizar elementos tradicionais (nome, fonte, cores, etc.). Estude seu público e procure transpor as características mais procuradas por ele, criando uma identidade única!

Que tal investir em estratégias digitais?

Você já pensou sobre estratégias digitais na divulgação de sua marca? Independentemente do público-alvo, é praticamente unânime a presença de consumidores na internet hoje em dia. Seja em redes sociais, aplicativos, portais, buscadores, etc., há diversas opções de presença e consolidação de sua marca. É possível elaborar estratégias de anúncios publicitários, perfis institucionais, ações de marketing de conteúdo, newsletters, entre outras. O importante é construir valor para sua marca também nessa importante plataforma de vendas hoje em dia, a internet.

Fonte: Blog Sage

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