terça-feira, 1 de agosto de 2017

Boas relações no trabalho beneficiam empresa e colaboradores


Ter relacionamentos harmônicos com superiores e pares é um dos seis fatores que influenciam a felicidade dos profissionais dentro da empresa e isso se reflete na qualidade das entregas e, consequentemente, no resultado dos negócios. A boa notícia para os gestores é que 86% dos profissionais afirmam que se dão bem com as pessoas de sua equipe imediata, conforme indica o estudo Os segredos das empresas e colaboradores mais felizes, realizado pela Robert Half em parceria com a Happiness Works.

É claro que não é possível manipular os sentimentos das pessoas, porque o humor individual é um fator influenciado por diferentes motivos, mas gestores e empresas podem contribuir de maneira significativa para o cultivo de um ambiente saudável. De acordo com especialistas da Robert Half, cinco boas práticas podem ser interessantes para iniciar ou intensificar ações que reforcem na equipe a importância de estabelecer boas relações no ambiente corporativo:

1. Crie canais de diálogo

Mantenha conversas constantes com os membros de sua equipe para saber o que eles pensam sobre o trabalho e o modelo de gestão da empresa. Contribua para que esses momentos sejam de trocas e não de imposição de ideias. Após o bate-papo, avalie com sinceridade as possibilidades de mudanças que possam agregar melhorias ao ambiente. Essa atitude evidenciará a equipe que você se importa com ela.

2. Apoie o desenvolvimento profissional

Não deixe que seus colaboradores se sintam subutilizados, sobrecarregados ou carecendo de apoio adequado. Em parceria com o RH da empresa, busque mapear competências técnicas e comportamentais de sua equipe que necessitam ser desenvolvidas ou aprimoradas e forneça as ferramentas necessárias e/ou possíveis para isso.

3. Cuide do ambiente do trabalho

Considerando o alto número de horas que um colaborador fica dentro da companhia, é importante que ele seja exposto a um ambiente acolhedor. Partindo desse princípio, vale a pena adicionar ao local algumas plantas, pintar as paredes e ter atenção para a substituição de objetos quebrados ou luzes queimadas, entre outras iniciativas.

4. Estimule estilos de vida saudáveis

Colaboradores com hábitos saudáveis são menos propensos a ficar doente, o que reflete diretamente no absenteísmo e na produtividade. Dessa forma, é importante que a empresa invista na qualidade de vida dos profissionais, seja oferecendo frutas ao longo do dia, incluindo na estrutura áreas de descompressão, patrocinando inscrições para corridas e caminhadas ou estabelecendo parceria para desconto em academias, entre outras iniciativas.

5. Reconheça esforços

Não deixe de reconhecer quando um colaborador atinge ou supera uma meta estabelecida, seja de maneira pontual e individual ou durante uma reunião de equipe. Todo profissional gosta de ter certeza de que está no caminho certo.

Pesquisa

Dados do estudo “Os segredos das empresas e colaboradores mais felizes”, realizado pela Robert Half em parceria com a Happiness Works, apontam que 86% dos profissionais afirmam que se dão bem com as pessoas de sua equipe imediata; e 62% dizem ter bons amigos no trabalho; enquanto 70% acreditam que os funcionários da organização onde atuam, em geral, trabalham bem juntos. A pesquisa avaliou os níveis de felicidade de mais de 23 mil profissionais, de diferentes faixas etárias, níveis de experiência e indústrias, em oito países (Alemanha, Austrália, Bélgica, Canadá, Estados Unidos, França, Holanda e Reino Unido).

Fonte: Revista Melhor

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