quinta-feira, 17 de setembro de 2015

A importância do pós-venda para o sucesso do seu negócio


Com as mudanças no perfil dos consumidores e a ascensão dos meios digitais (como a internet e as redes sociais), a importância do pós-venda ficou ainda maior nos processos de qualquer negócio. Por isso, investir ativamente nessa etapa da relação comercial demonstra ao seu cliente que você não estava interessado apenas em uma venda isolada, mas em manter contato para a construção de uma parceria sólida.

Neste artigo, vamos mostrar por que é tão importante apostar no pós-venda como uma estratégia de fidelização do seu cliente. Confira!

Qual a importância do pós-venda?

O primeiro ponto que precisa ficar claro para você, empresário, é que o processo de venda não acaba quando o produto é entregue. A partir daí, se inicia uma outra etapa tão importante quanto toda a negociação, pois é no pós-venda que o seu cliente vai perceber que sua empresa realmente é séria e tem responsabilidade com o que promete.

Atuando dessa forma, sua relação com cada cliente fica mais sólida, o que favorece novas compras, como produtos que complementem o que foi vendido inicialmente. Além disso, um consumidor bem atendido certamente vai ajudar a construir uma boa reputação sobre sua empresa, indicando a pessoas próximas e dando mais oportunidades de ampliar seu público.

Tenha um canal de comunicação aberto

Para manter uma boa relação com seus clientes depois de concluída a venda, é importante que você tenha alguns procedimentos funcionando corretamente na sua empresa. Telefonemas, envio de e-mails ou disponibilização de formulários online são apenas algumas das possibilidades de trabalhar um pós-venda da maneira correta.

Nesses casos, é possível atuar de duas formas: pós-venda ativo ou receptivo. Na primeira situação, você será o responsável por entrar em contato com cada cliente para ter uma opinião sobre o produto ou serviço comprado, seja por telefone ou por e-mail. Na segunda, o cliente é quem vai entrar em contato por um serviço de atendimento ao cliente, o famoso SAC, ou até pelas redes sociais.

Você deve estar muito atento, principalmente, ao segundo tipo de ação pós-venda, pois o cliente provavelmente teve problemas com seu produto ou serviço e está insatisfeito. É hora de sua empresa entrar em ação e resolver o que foi relatado, pensando em soluções simples e que sejam adequadas ao perfil do comprador. O importante é não deixar que os consumidores fiquem sem resposta, mesmo que a solução não seja imediata.

Se o canal de contato entre a empresa e os clientes for alguma rede social, a importância do pós-venda fica ainda maior, pois reclamações podem tomar proporções maiores do que em outras plataformas em poucos minutos — e comprometer a imagem do seu negócio.

Use os feedbacks para crescer

Depois de ter contato com as reclamações e elogios de seus clientes, é hora de analisar tudo o que foi dito. Nem sempre o consumidor terá razão (apesar da máxima do comércio dizer o contrário), mas você só vai perceber isso analisando tudo o que foi relatado no pós-venda.

Mesmo um elogio pode conter uma sugestão de melhoria, como uma adequação no processo de negociação ou ajustes no design do produto. O fundamental é perceber que a importância do pós-venda vai além de resolver problemas e que novas ideias podem surgir a partir desse contato com quem comprou e está usando seu produto ou serviço.

Fonte: Blog Sage

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