terça-feira, 29 de setembro de 2015

Como construir uma relação duradoura com seu cliente


Facilitar a vida do cliente é a chave de sucesso para empreendedores que desejam vender e estabelecer uma relação de confiança com sua clientela.

“Se você solucionar o problema do seu cliente, quer dizer que você identificou qual é a demanda dele”, afirma Enio Pinto, gerente de Atendimento Individual do Sebrae Nacional.

Conhecer o freguês pelo nome, fazer um atendimento customizado e saber as preferências do consumidor são algumas particularidades dos comércios de bairro. Neste ano, o Sebrae lançou o Movimento Compre do Pequeno Negócio, que será comemorado no dia 5 de outubro e tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de escolher micro e pequenas empresas na hora de consumir.

É preciso muita dedicação e paciência por parte do empreendedor para construir e manter uma boa relação com os clientes. Com a ajuda do gerente do Sebrae, reunimos algumas dicas que podem ajudar o empreendedor nesta tarefa.

1. Entregue o melhor produto

Parece óbvio, mas oferecer um produto ou serviço de qualidade tem que ser a prioridade dos donos de qualquer tipo de empresa. A aprovação é indispensável para ter sempre o cliente de volta. “Muitos empreendedores ficam focados nos resultados, mas deveriam focar se o produto ou serviço satisfaz o cliente”, diz Pinto.

2. Levante uma base de dados

Todo empreendedor deve ter uma base de dados das pessoas que frequentam seu negócio. Conhecer os clientes é um dos principais passos para quem deseja construir uma boa relação com eles.

O cadastro não precisa ser muito complexo. Informações como nome, idade, endereço, e-mail e data de aniversário já ajudam. Os dados são úteis na hora de enviar um e-mail, por exemplo, para avisar sobre as promoções e novidades da loja.

3. Invista no pós-venda

Um atendimento de qualidade pode fazer com que o consumidor indique a loja a parentes ou amigos. Por isso, o empreendedor deve ter paciência para lidar com eventuais dúvidas ou reclamações após a venda.

“Não adianta só entregar o serviço ou produto. É preciso estar à disposição e investir no pós-venda”, afirma Pinto.

4. Ofereça produtos adicionais

Descobrir o que seu cliente precisa faz com que ele saiba que pode contar com você sempre. Prever as necessidades do consumidor contribui para que o seu negócio tenha um diferencial. Além disso, pode ajudar a aumentar as vendas e o valor do ticket médio.

5. Esteja disponível

Negócios de bairro podem proporcionar horários diferenciados para os clientes. Para Pinto, estar de prontidão e oferecer um horário adicional são maneiras de conquistar e fidelizar a clientela da região.

6. Mantenha contato sempre

Seja por meio do e-mail marketing ou das redes sociais, é essencial entrar em contato para avisar dos novos produtos e liquidações. “Mas não pode acionar insistentemente. O ideal é entrar em contato na data do aniversário do estabelecimento ou em datas comemorativas”, afirma.

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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