quarta-feira, 19 de novembro de 2014

5 práticas para fazer sua equipe confiar em você


Quem é dono do próprio negócio já sabe: é importante que os funcionários confiem no chefe. Afinal, só assim para que uma equipe trabalhe de forma eficiente e aceite, sem reclamar, as decisões do empreendedor. Além disso, sem um time de qualidade, uma empresa não vai a lugar algum.

No entanto, nem sempre a equipe confia plenamente em seu patrão. São inúmeros os fatores que levam um subordinado a não "botar fé" no que é dito. Segundo Rhett Power, especialista em recursos humanos, boa parte dessas razões é meramente comportamental – ou seja, um empreendedor disposto a mudar sua postura pode conquistar a confiança de seus empregados sem maiores problemas.

Em artigo no site da revista "Inc.", Power listou práticas bem simples, mas muito proveitosas para quem deseja ter um time coeso. Confira:

1. Seja transparente

Não tem jeito: para conquistar a confiança dos colaboradores, é preciso ser transparente. Obviamente, isso não significa que você tenha que revelar todas as informações do seu negócio. No entanto, vale sempre mostrar quais são as condições financeiras da empresa e as metas que devem ser atingidas, de acordo com Power.

2. Cumpra suas promessas

Se você fez uma promessa a seus funcionários, por menor que seja, assegure-se de cumpri-la. Algo corriqueiro, como uma pizza ao fim do expediente, pode gerar crises – pode parecer um exagero, mas deixar seus colaboradores de estômago vazio pode ser o suficiente para você perder a confiança que conquistou.

É claro que nem sempre é possível entregar tudo. Caso não seja possível, lembre-se da primeira dica: seja transparente. Chame o empregado e avise, com antecedência, sobre a impossibilidade de cumprir a promessa.

3. Não seja um "carrasco"

Se você quer ter uma equipe coesa, cuide de seus funcionários. E não só no que diz respeito à rotina no trabalho. Por exemplo, quando alguém estiver doente, segundo Power, o melhor é mandar a pessoa para casa – afinal, a queda de rendimento é enorme nesses casos. Ao mostrar a um empregado que não é só a produtividade que importa, você dá um passo enorme rumo à conquista de sua confiança.

4. Valorize o trabalho duro

No fim do dia, é essencial valorizar o trabalho de quem se esforçou para entregar um bom resultado. Um "obrigado", quando sincero e proferido no momento apropriado, pode fortalecer os laços entre chefe e funcionário.

5. Invista neles

Por mais importante que seja um "obrigado", agradecimentos podem não ser o bastante. Uma boa alternativa, de acordo com o especialista, é oferecer cursos para os empregados. Tal medida também demonstra que você se importa com o desenvolvimento pessoal e profissional de quem trabalha com você.

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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