quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Torna-se obrigatório cadastro de empregados no NIS pela web


A partir de 1º de novembro, passa a ser obrigatória a utilização da web para o registro no cadastro do Número de Identificação Social - NIS. A Caixa Econômica Federal informou que a medida permitirá acabar com filas e tornar mais rápido o processo de registro no NIS, que antes durava até cinco dias úteis. A medida também é voltada para sustentabilidade, uma vez que o uso do papel passa a ser descontinuado, afirma a gerente executiva de Gestão do Cadastro NIS, Adalgisa Torres de Castro.

Ao contratar um novo funcionário, as empresas são obrigadas, desde 1970, a fazer o cadastro do empregado no NIS para que seja utilizado para prestar informações, como o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS, Previdência Social, PIS, Pasep, entre outros. Esse processo era feito em papel. O empregador era obrigado a preencher um formulário e levar a uma agência da Caixa, que enviava as informações para uma central de digitação localizada em São Paulo. Depois que o documento era digitado, a empresa recebia a informação do número cadastrado por telefone, Correios ou por meio do relatório de trabalhadores cadastrados, que é impresso na agência.

Obtenção imediata do NIS

Com a mudança feita pela Caixa de utilizar o registro por meio da internet, o número do NIS poderá ser obtido imediatamente. "Antigamente, com o formulário, íamos até uma agência bancária de nosso relacionamento e ficávamos aguardando o cadastramento desses números. Agora, a empresa não precisa mais deslocar esse funcionário e deixá-lo disponível para esse cadastramento porque já temos o portal da Caixa", afirma a analista de Recursos Humanos da rede Walmart, que já aderiu ao procedimento online.

Há duas opções para que as empresas possam cadastrar seus empregados no NIS. A primeira é fazer pela internet, através do Portal da Caixa Econômica Federal. A segunda opção é utilizar a ferramenta "Conectividade Social". Neste segundo caso, é necessário que a empresa possua uma certificação digital, padrão ICP-Brasil, que pode ser emitida nas agências da CAIXA.

Há a possibilidade de cadastro em lote de empregados. Essa modalidade é indicada para a empresa que vai registrar um grande número de funcionários. Neste caso, por ser um volume maior de dados, o número do NIS sai no dia seguinte. A Central de Atendimento desta modalidade é através do número 0800 726 01 04.

A nova sistemática de registro do NIS proporcionaria mais segurança, tanto para o funcionário quanto para a empresa. Os trabalhadores têm o recolhimento do Fundo de Garantia na data correta e, com o número do PIS em mãos, é possível incluir o empregado no plano de saúde da empresa. Além disso, não há duplicidade no número de NIS. Ao realizar o cadastro repetido na internet, a ferramenta avisa imediatamente que o funcionário já é registrado. Antes, com o uso do papel, o retorno notificando o duplo cadastro demorava a chegar.

Fonte: Revista Dedução

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