quinta-feira, 24 de março de 2016

Profissional bom é profissional atualizado


Uma frase mais que batida no mercado de trabalho é a de que o profissional tem que estar sempre atualizado, buscando novos conhecimentos. Porém, essa afirmação na vida de um contador, por exemplo, não é um clichê, mas uma realidade. Com uma média de 25 alterações diárias na legislação contábil, trabalhista e fiscal o Fisco brasileiro exige do profissional do setor estudo e busca por atualizações constantes, garantido que este esteja sempre a par de práticas e regras em vigor.

Segundo Luciana Ferreira, gerente da área de treinamento da Synchro, empresa brasileira de soluções fiscais, “Com tantas novas obrigações, o contabilista tem que estar sempre informado das novas regras. O profissional contábil é responsável por solucionar problemas novos, muitas vezes não podendo buscar um caso prévio para se basear. Devido ao número elevado de atualizações fiscais, contábeis e trabalhistas, o empresário muitas vezes não tem conhecimento de como essas novas obrigações podem afetar sua empresa, gerando riscos de fiscalização e gastos multas ou pagamento de impostos indevidos, mão de obra e revisão de processo. Por isso, contar com um profissional atualizado, que saiba fazer o uso estratégico das informações fiscais é uma vantagem de mercado, além de garantir conformidade fiscal e legal para sua empresa”.

Luciana também ressalta que “hoje um erro contábil ou fiscal geram muitos prejuízos tanto para o contribuinte quanto para o contabilista, por isso, manter-se capacitado e atualizado com as práticas exigidas é mais que uma necessidade profissional, sendo obrigação legal desses profissionais”.

Tecnologia a favor do contabilista

Com tantas mudanças em um curto espaço de tempo, é humanamente impossível o profissional acompanhar todos os detalhes necessários. De encontro a esse cenário tão hostil, cada vez mais a tecnologia auxilia a manter as empresas em conformidade com as regras estabelecidas, dando aos profissionais a possibilidade de exercer funções mais estratégicas dentro de sua empresa, podendo rever processos e procedimentos, além de garantir o melhor resultado possível, sempre cumprindo o objetivo de manter o contribuinte auxiliado em dia com suas obrigações.

A ideia de um contador com pilhas de papel e uma calculadora ao seu lado é passado, já que a maioria das obrigações fiscais, contábeis e trabalhistas são entregues e demonstradas eletronicamente. O contador do futuro precisa se familiarizar com as novas possibilidades de mercado.

Deixe o mecânico para trás, o futuro exige visão estratégica

Conforme apresentamos, a parte mecânica do processo tributário brasileiro esta sendo automatizada. Empresas brasileiras investem pesado em tecnologia para transformar seus departamentos fiscais em setores estratégicos, que possam melhorar processos internos, garantir conformidade fiscal além de gerar economia de verbas. Porém, mesmo com um aparato tecnológico dando suporte a esses profissionais, o conhecimento é cada vez mais necessário e mais vasto.

O profissional que opera softwares de gestão fiscal e tributária tem que conhecer as regras a fundo, tornando o seu diferencial a interpretação e aplicação das mesmas, já que muitas vezes os desafios nascem do confronto entre Legislação versus a prática. Para adquirir essa nova visão de mercado, é necessário que o profissional das áreas fiscal, contábil e tributária, busque cursos específicos, que consigam prepara-los para as novas obrigações exigidas pelo governo.

Fonte: Revista Dedução

Nenhum comentário:

Postar um comentário