segunda-feira, 18 de julho de 2016

Profissionais de contabilidade cobram melhorias no sistema de cálculo


Contadores, encarregados de Recursos Humanos e de Departamento de Pessoal se reuniram ontem à tarde, 15, em frente à Superintendência Regional do Ministério do Trabalho e Emprego em Roraima (MTE), para reivindicar melhorias de trabalho com o sistema de cálculo trabalhista, o HomologNet. Segundo eles, a iniciativa foi motivada devido aos inúmeros problemas e transtornos que os profissionais vêm enfrentando com a homologação de rescisões de trabalhadores realizadas no sistema.

O presidente do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis, Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado de Roraima (Sescon), José Soares Belido, informou que muitas rescisões de contratos estão deixando de ser realizadas, ou feitas em atraso, diante das dificuldades apresentadas pelo HomologNet, ocorridas desde quando foi  implementado. Segundo ele, o sistema fica grande parte do dia inoperante, impactando negativamente no trabalho realizado pelos contadores. “Só funciona na madrugada, que não é um horário em que os contadores costumam trabalhar”, comentou.

Sem as rescisões homologadas, os trabalhadores ficam impossibilitados de darem entrada nos direitos trabalhistas, como o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) e o Seguro Desemprego. O sistema passou a operar em Roraima em dezembro de 2015, proporcionando ligação entre as empresas contabilistas e o MTE. Desde então, o procedimento de homologação pelo HomologNet passou a ser obrigatório, tornando inválidas as rescisões feitas manualmente. “Não é mais permitido realizar de maneira manual e, com isso, os trabalhos ficam pendentes”, disse Belido, ao solicitar a extinção imediata do sistema caso não funcione regularmente.

Outro problema citado por ele são erros de cálculo. O presidente do sindicato explicou que o sistema calcula automaticamente os valores que o funcionário deve receber. “Só que os cálculos não saem corretamente, pois comparamos com a contabilidade feita manualmente, e constatamos as falhas ocasionadas pelo HomologNet”, afirmou o contador.

A contadora e encarregada do Departamento de Pessoal, Ana Cláudia Lemos, considera que o novo procedimento ajuda com as rescisões, mas disse que o trabalho feito antes era mais preciso e eficaz. Além disso, ela afirmou que o sistema não permite a inserção de valores referentes a horas extras, comissões e o proporcional do salário para o cálculo do direto trabalhista. “Existe maior eficácia quando a rescisão é feita manualmente”, disse ao relatar que o sistema até permite a inclusão de dados do funcionário, porém não gera o número de homologação, imprescindível para dar continuidade e finalizar o processo.

MTE

A chefe da Seção de Relações do Trabalho (Seret) da Superintendência Regional em Roraima do MTE, Luciana Nascimento de Souza, disse que o HomologNet está passando por aprimoramentos. “Realmente estava apresentando intermitência e passou dois dias indisponível. É um processo de melhorias que possibilitará o funcionamento normal na segunda-feira”, esclareceu.

Luciana informou ainda que o sistema é amparado pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e atende rescisões de funcionários com mais de um ano de atividade, foi desenvolvido pela portaria 1620/2010 e implantado nas capitais brasileiras, tornando-se obrigatório em Roraima em 21 de dezembro do ano passado.

Fonte: FolhaBV

Nenhum comentário:

Postar um comentário