terça-feira, 30 de agosto de 2016

Agregar serviços aos atuais clientes é estratégia de sucesso, dizem especialistas


A recente transformação na forma de prestar informações ao Fisco exigiu que as empresas e profissionais contábeis se reinventassem. A informatização dos processos tributários, com o Sped, e, em breve, dos trabalhistas, com a entrada em vigor do eSocial, fez com que a tecnologia mudasse de patamar e se tornasse a principal aliada das empresas de contabilidade. Essa revolução de sistemas eletrônicos tornou todo o processo de recolhimento de tributos muito mais simples, criando novos desafios.

A própria Receita Federal já tem elementos em sua base de dados que poderão tornar disponíveis facilmente as informações para que o contribuinte consiga fazer, ele mesmo, o recolhimento dos impostos devidos.

Caberá ao profissional da contabilidade a conferência e a validação das informações tributárias. No novo contexto, as empresas da área terão que prestar outros tipos de serviço. "Os profissionais devem se adaptar às novas exigências do mercado", comentou o palestrante Dado Schneider, em palestra realizada durante a 25ª edição do Eescon.

"A prestação de serviços somente operacionais vai dar espaço ao trabalho de consultores e conselheiros", avaliou o professor Gil Giardelli. Durante sua palestra no evento, o especialista afirmou que a inovação terá papel fundamental neste novo momento que o mercado de trabalho está passando. "Pesquisas mostram que líderes inovadores são 26% mais lucrativos que os tradicionais. Quem não investe em inovação ou que segue atuando na forma antiga não ganha mercado", sentenciou Giardellli.

Para o especialista, é hora de repensar o posicionamento estratégico e considerar que vivemos uma explosão da inovação, que exige adaptação constante. "Uma máquina pode realizar o trabalho de 50 homens, mas não é capaz de realizar o trabalho de uma pessoa extraordinária. É fundamental, por isso, que estejamos preparado para as novas funções e desafios futuros."

Neste sentido, a ordem do dia é agregar mais serviços aos que hoje são prestados. Segundo o especialista, em um primeiro momento o ideal é agregar serviços que possam ser atendidos pela estrutura atual da companhia.

Outro palestrante, o empresário da Diagrama Accounting, Paulo Godoy, também comentou essa estratégia. "É melhor prestar mais serviços ao cliente que você já tem, porque é muito mais fácil conseguir vender um produto para um cliente conquistado do que conquistar um novo."

Segundo ele, as empresas de contabilidade têm um termômetro importante. "Basta filtrar as informações que recebe para identificar oportunidades e usar esses dados para sua consultoria", sugeriu Godoy.

A gestão de negócios, dizem os especialistas, está entre as novas tendências de mercado. Primeiro, porém, é preciso começar dentro do seu próprio escritório. "É importante que os empresários de contabilidade pensem na gestão do seu negócio. Eu comecei a ter lucro quando deixei de ser contador. Deixei o operacional para me dedicar à gestão. Foi aí que consegui identificar problemas e também as soluções e a dedicar mais tempo aos clientes", contou Godoy.

Ele disse que, no primeiro momento, esse trabalho de gestão era feito somente às sextas-feiras, mas com o passar do tempo aumentou e hoje só atua nesta área. "Você pode fazer isso de forma gradativa, mas tem que começar o quanto antes esse processo, porque ele é fundamental para a sustentabilidade do negócio", aconselhou.

Além disso, ele disse ainda que é fundamental testar o trabalho que está sendo prestado ao seu cliente e como é realizado o atendimento. "Sugiro que faça uma experiência de simular a contratação de um serviço no seu escritório. Telefone para lá e teste como seu cliente será atendido. Você poderá se surpreender com o resultado", afirmou. "Conseguir um cliente novo é cinco vezes mais caro do que manter o cliente atual", comparou.

Mas neste mundo em que a informação chega de várias formas e de maneira muito rápida, conciliar tantas mudanças e ainda ter que transformar o seu modo de agir não é tarefa fácil. A palestrante Vânia Ferrari, especializada em melhoria contínua de processos, explicou que, neste contexto, entra em ação a chamada geração flux.

"A geração flux não está relacionada com a data de nascimento, mas com atitudes. São pessoas que se envolvem com todo o processo, se adaptam à instabilidade e, se não estiverem satisfeitas, vão embora. Cerca de 85% das pessoas pedem demissão por causa do chefe", disse a palestrante.

Para ela, os empresários precisam entender quem é essa nova geração e aprender que atitudes inovadoras contribuem para o bom desempenho do negócio. "O profissional do século 21 é bom tecnicamente e bom de coração, seu colaborador vai trabalhar por você porque você o trata com respeito. Em um ambiente hostil, ele só vai desempenhar as tarefas descritas para o cargo", comentou Vânia.

Fonte: DCI

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