segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

5 etapas para estimar o seu potencial de lucro

O potencial de lucro é a diferença entre a receita esperada para seus produtos e os custos gerais associados à elaboração do produto.

Uma das chaves para uma empresa duradoura é o lucro sustentável. Porém, ao tentar quantificar seu lucro em um determinado período, você deve levar diferentes fatores em consideração, incluindo custos diretos e indiretos, tendências do setor e aceitação do seu produto no mercado.

É aqui que entra o potencial de lucro. Também conhecido como "potencial de rendimento", o potencial de lucro é a diferença entre a receita esperada para seus produtos e os custos gerais associados à elaboração do produto. Por exemplo, se você fizer widgets vendidos a R$ 10 que custam R$ 3 para elaborar e R$ 3 para vender, seu potencial de lucro será de R$ 4 para cada widget vendido. Multiplique esse número pelo número total de widgets que espera vender em um determinado período e terá um potencial de lucro projetado.

Entretanto, é importante ter em mente que isso é uma projeção e não receita garantida. Como há muitos tipos de custos a serem contabilizados (por exemplo, custos jurídicos, de serviços públicos, indiretos, com materiais, com impostos, com empacotamento, com licenciamento, com taxas etc.), criar um potencial de lucro projetado preciso não acontece rapidamente. Além disso, não se esqueça dos custos associados a riscos imprevistos, incluindo desastres naturais (por exemplo, um incêndio que destrói o estoque) ou circunstâncias atenuantes (por exemplo, uma quantidade excessiva de devoluções).

Se você está tentando decidir o que incluir na sua projeção de potencial de lucro, confira a seguir cinco perguntas pra fazer a si mesmo. Elas não somente ajudam a determinar o potencial de lucro do seu produto, mas também podem oferecer informações sobre a viabilidade projetada da sua empresa no futuro.

1. Como é a demanda em longo prazo do meu produto ou serviço?

Um fator importante que afeta o potencial de lucro é a viabilidade dos seus produtos ou serviços para os consumidores em longo prazo. Se estiver vendendo algo que só pode ser usado no mercado de hoje e que tenha muito pouco potencial de crescimento ou algo com um nicho muito pequeno e estagnado, provavelmente suas perspectivas em longo prazo não serão boas.

2. Como é a concorrência?

Isso é especialmente importante se você está entrando em um campo muito concorrido ou com longevidade. Se você for o novato, concorrendo com empresas estabelecidas, seu caminho para a rentabilidade provavelmente será íngreme. Assim, seu potencial de lucro diminuiria dependendo do tipo de participação de mercado que você deseja tirar da concorrência. Por exemplo, se 10% da população compra seu widget, você pode projetar que conseguirá converter de 1% a 2% dos compradores da concorrência.

3. Qual é o tipo de juros para o seu produto?

Pesquise se as pessoas estão dispostas a comprar produtos similares aos seus e onde elas os compram. Procure na Amazon ou no eBay e veja se as pessoas compram produtos como o seu. Faça uma pesquisa rápida usando a palavra-chave do seu produto + gratuito(a) (ou seja, "widget gratuito") e certifique-se de que as pessoas estão realmente dispostas a pagar por ele. Se há uma versão gratuita em abundância no mercado, lançar uma paga dificilmente gerará muita receita.

4. Qual é o valor do ciclo de vida dos seus clientes?

Isso vai além da perspectiva inicial das suas vendas e dos seus produtos. Você deve avaliar o potencial de crescimento dos clientes com você e a oportunidade de negócios futuros. Vender um produto ou serviço que será útil para os mesmos clientes no futuro significa que seu potencial de lucro permanecerá constante.

5. O custo de produção do produto pode ser reduzido?

Uma das melhores maneiras de aumentar seu potencial de lucro é reduzindo o custo de produção do produto. Isso pode ser feito procurando e explorando a eficiência no processo de fabricação, buscando novos fornecedores e diminuindo custos fixos.

Determinar seu potencial de lucro é uma etapa essencial ao conceber seu plano de negócios e se preparar para abrir sua empresa. Os investidores estarão muito mais propensos a notar sua empresa e aplicar dinheiro nela se você puder apresentar razões sólidas para o seu sucesso em longo prazo.

Fonte: QuickBooks

Nenhum comentário:

Postar um comentário