sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Aprenda a fazer uma projeção de vendas eficiente para sua empresa


A projeção de vendas, principalmente quando feita com precisão, será a espinha dorsal do seu plano de negócios. Ela servirá como um guia para a elaboração de planejamentos de compras e a criação de estratégias que visem o aumento das vendas.

Com esse método, os gestores poderão formar um padrão para as despesas, receitas e lucros, bem como projetar o crescimento do negócio de acordo com a realidade dele e do mercado.

Muitos gestores não sabem, mas a projeção de vendas vai muito além de ampliar a visão futura do negócio. Ela possibilita uma ação para mudar o rumo da história e a criação de estratégias para alcançar objetivos mais ambiciosos para a empresa. Também é uma forma de aumentar a credibilidade do negócio diante dos sócios e investidores.

Se você tem dúvidas sobre como usar essa ferramenta, não se preocupe. No post de hoje, vamos te explicar passo a passo como fazer. Confira!

1. Analise o histórico de vendas

Se a sua empresa não tem o hábito de registrar dados, comece imediatamente. Hoje, existem ferramentas mais eficientes do que as tradicionais planilhas, como os softwares de gestão na nuvem, por exemplo, que, além de serem mais seguros, são bastante acessíveis.

Utilize os registros das vendas realizadas no passado para fazer a projeção e acrescente uma pitada estratégica para alavancar esses resultados, adicionando um percentual possível ser alcançado sobre a meta.

2. Monitore as ações estratégicas

Analisar o histórico de vendas sozinho será importante, mas, para ter uma projeção mais realista, os gestores devem considerar também quais estratégias de marketing e vendas deram certo no passado. Por isso, ao colocar as estratégias em prática faça também um monitoramento detalhado dos resultados para que, no futuro, a empresa venha a utilizar as de maior impacto positivo.

3. Estude o potencial do mercado

A pesquisa de mercado não é uma estratégia voltada somente para projetar resultados em um plano de negócios. Ela serve também para identificar oportunidades (tendências de vendas) que a empresa pode aproveitar no futuro breve. Por isso, deve ser feita periodicamente.

Aproveite essas informações para projetar o impacto que o potencial do mercado agregará nas vendas futuras e estabeleça novas metas, mais realistas, para o negócio.

4. Considere os períodos sazonais

Ao realizar uma projeção de vendas, analise os resultados por mês ou períodos mais longos. Dependendo do produto ou serviço que sua empresa comercializa, é possível que as vendas sejam maiores em uma época e menores em outras.

Seja por diferenciação de clima, seja por datas festivas, considere os períodos de sazonalidade para realizar projeções mais precisas.

5. Projete as vendas individuais do portfólio

Se a empresa tem mais de um portfólio com mais de um produto ou serviço, analise cada linha separadamente. No entanto, se o portfólio for muito amplo, os resultados podem ser resumidos e consolidados na projeção.

As grandes empresas utilizam a projeção de vendas como ferramenta de orientação para gerenciar e liderar o negócio, apoiar decisões estratégicas e determinar a alocação de recursos onde são mais necessários.

Fonte: Blog Sage

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