quinta-feira, 13 de setembro de 2018

7 passos importantes para o crescimento sustentável do seu negócio


O crescimento dos negócios a longo prazo é algo que muitas empresas têm potencial para atingir, mas apenas se adotarem os planos e processos corretos. Para alcançá-lo, você precisa ter estratégias claras para superar os desafios e aproveitar as oportunidades.

Pesquisas recentes mostraram que muitas empresas no Reino Unido se sentem otimistas em relação às suas perspectivas de crescimento de negócios, com 88% dos entrevistados do PwC’s 2018 CEO Survey, otimistas sobre as perspectivas de suas organizações para o próximo ano.

No entanto, o estudo também destacou alguns dos possíveis obstáculos que as empresas atuais podem ter de superar em seu caminho para o crescimento dos negócios.

Se o seu negócio tiver a ambição de se expandir nos próximos anos, você precisará ter estratégias claras para enfrentar os desafios e aproveitar as oportunidades. Aqui estão alguns passos importantes que podem ajudá-lo em seu caminho para o sucesso futuro.

1. Concentre-se nas bases para o crescimento dos negócios

Mesmo com as mais elevadas ambições, qualquer empresa achará extremamente difícil (se não impossível) atingir um crescimento sustentável sem fundamentos sólidos. À medida que sua organização se expande e se concentra no que poderia ser alcançado no futuro, é imperativo não perder o foco no básico do dia-a-dia.

O gerenciamento eficiente da cadeia de suprimentos para atender à demanda regular do cliente, a contabilidade diária e a administração do fluxo de caixa são apenas algumas das principais funções que devem funcionar sem problemas para uma empresa ter qualquer chance de prosperar no longo prazo.

2. Encontre o equilíbrio certo entre negócios existentes e novos

Há um equilíbrio delicado a ser alcançado entre dedicar recursos para manter sua base de clientes existente feliz e investir na aquisição de novos negócios.

É importante não se tornar muito dependente dos clientes atuais, principalmente se você operar em um setor competitivo em que o risco de perder negócios para rivais é constante. No entanto, existe também o perigo de que o foco na aquisição de novos clientes possa resultar na perda daqueles que você já está negligenciando.

Criar equipes dedicadas com conjuntos de habilidades distintas para proteger os negócios existentes e buscar novos clientes potenciais pode ajudar sua empresa a encontrar o equilíbrio certo nessa área.

3. Mantenha seus colaboradores felizes

Independentemente das discussões atuais sobre automação e como conceitos de inteligência artificial podem transformar a força de trabalho, o ativo mais importante de uma empresa continua sendo seu pessoal.

Com uma força de trabalho feliz, engajada e motivada, sua empresa estará em uma posição muito mais forte para atingir produtividade máxima, eficiência e sucesso sustentável.

Assegure-se de que seu departamento de RH esteja envolvido regularmente com a equipe para avaliar o moral e entender o que as pessoas querem de seus empregos.

Fatores como flexibilidade, autonomia e um bom equilíbrio entre vida pessoal e profissional estão se tornando cada vez mais importantes para muitos funcionários. Por isso é possível mostrar às pessoas o quanto elas são valorizadas e aumentar sua satisfação no trabalho sem se comprometer com recompensas financeiras.

4. Priorize as competências

A escassez de competências é um grande problema para muitas empresas do Reino Unido no momento, particularmente no espaço digital e tecnológico. Na pesquisa PwC’s 2018 CEO Survey , a disponibilidade de habilidades foi citada como uma das principais preocupações dos líderes de negócios, juntamente com ameaças cibernéticas.

Se o recrutamento for sua primeira estratégia para adquirir o talento de que você precisa, pense em maneiras de maximizar o apelo de sua organização a candidatos valiosos. Além do básico, como salário e benefícios competitivos, mostrar a cultura e a cidadania corporativa da sua empresa pode ajudar a diferenciá-lo.

Quando os métodos de recrutamento experimentados e testados forem insuficientes, considere outras abordagens que possam produzir resultados diferentes, como participar de feiras de emprego ou realizar headhunting via mídias sociais.

Também é importante ter em mente que as habilidades de que você precisa já podem estar disponíveis em sua força de trabalho. O treinamento dedicado, o aperfeiçoamento profissional e o desenvolvimento profissional podem transformar os funcionários existentes em tomadores de decisões de negócios ou líderes técnicos que você precisa para garantir o crescimento futuro.

5. Não tema a mudança

Planos de negócios e suítes de produtos e serviços estabelecidos podem tê-lo servido bem até agora, mas pode ser um erro assumir que o que você já tem é suficiente para levar sua organização à próxima fase de crescimento.

Para evoluir, melhorar e acompanhar a concorrência, sua empresa deve analisar regularmente a eficácia das principais estratégias e o que é capaz de oferecer aos clientes.

Se você descobrir que os métodos de marketing não estão mais entregando resultados, por exemplo, ou que determinados produtos não são tão atraentes para os clientes como eram antes, procure abordagens alternativas para garantir que você permaneça relevante e ágil.

6. Busque parcerias produtivas

Há muito a ganhar com o uso mais eficiente dos recursos internos, é claro, mas olhar para fora da organização também pode ser uma maneira altamente eficaz de identificar oportunidades e expandir seus negócios.

Iniciar uma colaboração mutuamente benéfica com o parceiro estratégico certo pode oferecer vantagens, como explorar novos mercados de clientes, descobrir tecnologias inovadoras e obter eficiências de custo compartilhadas.

Ter um parceiro confiável também pode ajudar a fortalecer sua empresa com experiências ou habilidades valiosas quando você mais precisar delas.

7. Prepare-se para a disrupção

No mundo moderno, acelerado e em constante mudança, é praticamente garantido que as empresas encontrem algum tipo de disrupção em seus modelos e práticas estabelecidos mais cedo ou mais tarde.

Seja proveniente de concorrentes inovadores, avanços tecnológicos ou mudanças nas expectativas dos clientes, a disrupção é uma possibilidade da qual a sua organização deve estar sempre ciente e, se possível, preparada para enfrentá-la.

Existem várias estratégias que você pode empregar para melhorar sua prontidão para a disrupção, como investir no desenvolvimento de uma marca forte o suficiente para resistir a mudanças, entregar consistentemente resultados valiosos para clientes fiéis e pesquisar seu mercado para antecipar grandes mudanças.

A adoção de tecnologias flexíveis e preparadas para o futuro também pode ajudar a reduzir a exposição da sua empresa a disrupções.

Desafios são esperados, mas ter as estratégias básicas certas e ferramentas poderosas de negócios ao seu lado ajudarão a garantir que sua organização possa esperar por um futuro longo e próspero.

Fonte: Blog Sage

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