quarta-feira, 10 de maio de 2017

9 dicas para quem deseja abrir um escritório de contabilidade


Empreender na área contábil é um sonho comum entre muitos que ainda estão na faculdade e também contadores que hoje atuam como empregados ou autônomos. Para esse público, não faltam boas dicas para abrir um escritório de contabilidade e tirar suas idéias do papel. Neste artigo, juntamos algumas das melhores delas.

Você vai ver:

  • O que considerar no plano de negócios do seu escritório
  • Como dar conta de todas as exigências na abertura
  • Critérios para definir a localização do escritório
  • O que não pode faltar na estrutura inicial
  • Com quais profissionais sua equipe deve contar
  • A importância da organização e padronização de tarefas
  • Como oferecer um serviço eficiente e de qualidade
  • Qual é a melhor estratégia de divulgação
  • Onde estão as oportunidades para crescer

Siga as dicas para abrir um escritório de contabilidade

Para o profissional que tem esse objetivo para a sua carreira, é preciso ir além, e é por isso que apresentamos as nove dicas a seguir.

1. Tudo começa pelo planejamento – sempre ele

Sabe aquele conselho que você, enquanto contador, dá aos futuros empresários que o procuram para um suporte na abertura de empresa? Sim, estamos falando da importância do plano de negócios. Para se tornar um empresário contábil, não dá para deixar de lado esse valioso documento.

É nessa etapa que você precisa responder qual será efetivamente o negócio que irá iniciar. Isso inclui prever:

  • Quais serviços irá prestar
  • Se o escritório será generalista ou escolherá a segmentação
  • Qual é o seu público-alvo
  • Em qual diferencial você irá apostar para vencer a concorrência
  • Qual a viabilidade da sua proposta de empresa no mercado atual
  • Qual a necessidade de investimento inicial e sua capacidade de atendê-la.

Fica claro que você precisa realizar uma pesquisa de mercado, pois necessita conhecer bem o terreno onde pisará. Abrir um escritório não pode ser uma aventura, nem mesmo correr o risco de ser apenas mais um na multidão.

2. Faça um check-list burocrático

“Faça o que eu digo, mas não o que faço”. “Em casa de ferreiro, espeto de pau”. Vários ditados populares podem ser utilizados para se referir à hipotética (e inaceitável) situação de falta de algum documento ou licença exigidos para abrir um escritório de contabilidade.

Como as burocracias são muitas, faça um check-list para regularizar a sua atuação junto a todos os órgãos, sejam eles municipais, estaduais ou federais.

3. Defina sua localização

Um escritório contábil não se beneficia da instalação em um shopping, tampouco em uma zona rural, você concorda? Em linhas gerais, o cenário ideal para o seu novo negócio depende muito do público que espera atingir. Mas como regra básica, o contador não deve estar muito distante dos centros comerciais, para que possa ser acessado com facilidade por novos e antigos clientes.

Ao definir sua localização, considere ainda a necessidade de deslocamento, tanto para atendimento a empresas em suas sedes, quanto para visitas a órgãos oficiais, como secretarias da Fazenda, delegacias da Receita Federal e Junta Comercial. Quanto menos tempo perder nessas tarefas, melhor.

4. Pense no espaço que você precisa

Outro aspecto importante, que acaba afetando a escolha do local para instalar o seu escritório, está na estrutura que você pretende montar para ele. No seu plano de negócios, você deve ter chegado a um número ideal de clientes que espera atender no mercado no qual irá atuar. Essa informação dará embasamento para definir o porte da sua empresa.

O próprio tipo de serviço que irá prestar influencia na necessidade ou não de delimitação de espaços, contratação de funcionários e aquisição de equipamentos, por exemplo.

É interessante prever ao menos uma recepção, uma sala para reuniões e uma sala para cada contador, já que a atividade demanda foco e concentração.

Se você optar pela gestão informatizada e seus clientes integrarem informações com o escritório por meio da tecnologia, poupará espaço, pois dispensará a reserva de uma sala exclusiva para armazenamento de documentos em papel.

Ainda sobre estrutura, embora não exista uma norma técnica brasileira específica para a montagem de um escritório de contabilidade, há várias outras que contemplam aspectos de segurança. O Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) lista as principais delas neste link.

5. Capriche na montagem do time

De quantos profissionais você precisa no dia a dia? Quais atividades podem ser terceirizadas? Ao prever a montagem da equipe, seja criterioso para garantir que haja tranquilidade para o trabalho de todos. Não vale dar a largada já sobrecarregando colegas ou, por outro lado, contratando pessoas que acabarão com mão de obra ociosa ou utilizada em outra função.

Se o seu orçamento inicial é restrito, nada impede de começar sozinho, talvez como microempreendedor individual (MEI), já que essa é uma atividade permitida no programa federal (CNAE 6920-6/01).

Aí, conforme o negócio crescer, você não poderá mais acumular tarefas, como recepcionar clientes e atender ao telefone. Depois, não terá mais como responder a todas as demandas contábeis sozinho. E, se o futuro for promissor, precisará de profissionais para cuidar da gestão financeira e administrativa.

6. Comece padronizando tarefas

Entre as dicas para abrir um escritório de contabilidade, sempre que possível, é indicado criar um método de trabalho. Isso significa ter um calendário de rotinas e também um modus operandi para a realização de tarefas comuns.

Como as demandas tendem a ser muitas, e com prazos diferentes, a organização é fundamental para estar com tudo em dia. Não há como ter sucesso na sua empreitada se falhar com um cliente e fazê-lo pagar uma multa por isso, por exemplo.

7. Foque na qualidade do que oferece

É bastante provável que você inicie seu escritório sedento por clientes. Afinal, quanto mais, melhor, certo? Nem sempre é assim que funciona.

Quando o assunto é construir um negócio sólido, você precisa conhecer a sua real capacidade de atendimento e dentro de um padrão mínimo de qualidade. Concentrar-se em quantidade de clientes não demora a cobrar a conta e ela pode ser pesada, abreviando a sua jornada pelo empreendedorismo.

A melhor forma de crescer, sem dúvidas, é conquistando o cliente com soluções eficientes, o que passa por agilidade, qualidade e preço justo.

8. Elabore estratégias de divulgação

Desde os primeiros passos do seu escritório e durante toda a existência dele, é preciso se preocupar com marketing. Por mais que você tenha resistência ao tema ou pense se tratar de um gasto desnecessário, elabore uma estratégia. Afinal, se não houver divulgação planejada, como atrair clientes?

O sucesso de uma campanha de marketing depende do foco na persona, que nada mais é do que um retrato fiel do seu público-alvo. É preciso saber como ele gosta de ser acessado para que o investimento tenha o melhor retorno possível.

A depender do seu perfil de cliente, pode ser interessante apostar em ações de marketing off-line, como anúncios em jornais e revistas empresariais, fôlderes e panfletos. Cada vez mais, contudo, é no meio online que estão os melhores resultados. Mas tudo depende de estratégia, seja nas redes sociais, ao montar seu site de contabilidade ou ao criar e alimentar um blog, por exemplo.

Seja qual for a sua estratégia, não esqueça de atender às normas de contabilidade, que estabelecem regras específicas para o marketing por escritórios contábeis.

9. Fique de olho nas oportunidades

Uma das melhores dicas para abrir um escritório de contabilidade e crescer é não perder nenhuma oportunidade de vista. O bom posicionamento no mercado não combina com estagnação. Busque parcerias e marque presença em eventos de entidades de classe na sua cidade ou região, como associações empresariais.

Também faça sua adesão à Federação Nacional das Empresas de Serviços Contábeis (Fenacon), se mantenha atualizado e acompanhe a movimentação do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e suas regionais.

Além disso, sempre que houver a oportunidade de inovar, aposte nessa prática, pois boas idéias costumam funcionar como um diferencial competitivo interessante e eficaz para ficar à frente dos concorrentes.

Fonte: Jornal Contábil

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