segunda-feira, 8 de maio de 2017

Semana do MEI mobiliza Fortaleza a partir de hoje


Uma série de informações e dicas de como comprar, vender, administrar o seu dinheiro e se planejar para crescer com segurança, serão repassadas aos participantes da IX Edição da Semana do MEI – Microempreendedor Individual. O evento promovido pelo Sebrae, que inicia hoje (8) e vai até o próximo sábado (13), terá maior ênfase em orientações sobre planejamento financeiro, gestão de recursos e como sair da inadimplência, em apoio à Semana Nacional de Educação Financeira, que acontece no mesmo período, realizada pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef).

Durante os seis dias do evento, os interessados vão poder tirar dúvidas e participar de palestras, oficinas e capacitações com ênfase, justamente, na gestão financeira do negócio. Assim, o empreendedor cearense terá acesso, também, aos serviços de orientação empresarial sobre como gerenciar seu negócio, obrigações e benefícios do MEI e também poderá se formalizar, dar baixa ou promover alterações em seu registro do MEI, além de realizar a Declaração Anual do Simples Nacional (DASN), que deve ser entregue até o dia 31 de maio.

De acordo com Rafael Albuquerque, articulador do Escritório Fortaleza do Sebrae Ceará, a capital cearense possui 103 mil MEIs formalizados, e o principal objetivo é fazer com que eles se conscientizem da importância de terem uma visão mais empresarial e ter uma qualificação na área de gestão de seu negócio. “A inadimplência está bastante elevada neste momento, entre essas empresas, principalmente no recolhimento da contribuição, por ser formalizado como Microempreendedor Individual e ser optante do Simples. E o número de MEIs no interior de Estado tem crescido bastante, afirmou.

On line

E quem não puder comparecer pessoalmente aos postos e tendas, o Sebrae montou um esquema de plantão, com consultores do programa “Fale com um especialista”, além de ter idealizado eventos virtuais e uma programação digital especial, que os internautas podem acessar no Portal do Sebrae, através do link http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae ou no facebook, pelo endereço https://www.facebook.com/sebrae/?fref=ts. A instituição está disponibilizando, também, uma série de vídeos com dicas para que todos possam tornar seus negócios mais competitivos.

A programação, que acontecerá simultaneamente em várias cidades do País, será realizada em todas as regiões do Ceará, num total de 314 ações em 92 municípios, com ações previstas para Fortaleza, Região Metropolitana, Cariri, Centro Sul, Ibiapaba, Jaguaribe, Litoral Leste, Maciço de Baturité, Sertão Central, Sertões de Crateús e Inhamuns, Zona Norte e região de Itapípoca. Especificamente em Fortaleza estão previstas ações em dez bairros. Mais informações podem ser obtidas na Central de Relacionamento Sebrae, através do telefone: 0800-570-0800 (ligação gratuita).

Fonte: O Estado – CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário