terça-feira, 19 de setembro de 2017

10 dicas para levar as suas habilidades de liderança para outro nível


Se você administra um negócio, precisa aprender uma série de habilidades de liderança na prática enquanto atende clientes, fornecedores ou lida com a burocracia do dia a dia e com os seus funcionários. Se você já faz isso, então você já exerce a liderança. Mas e se você pudesse levar as suas habilidades de liderança para um nível mais alto?

Nas palavras do guru norte-americano de liderança John Maxwell, “um líder é aquele que conhece o caminho, segue o caminho e mostra o caminho”.

1. Esforce-se para ser claro

Líderes excepcionais não precisam comunicar novamente algo complexo. Em vez disso, o que eles fazem é refinar e priorizar as mensagens que precisam ser transmitidas. Alguns dos políticos mais habilidosos do mundo têm uma habilidade incrível para fornecer respostas claras às questões extremamente complexas. Você pode se esforçar para falar sempre de forma clara de forma que os outros o entendam.

2. Faça a sua lição de casa

Vivemos em uma época de complexidades exponenciais e estamos constantemente à beira de uma sobrecarga de informações. Quando a informação se torna muito complexa, as pessoas costumam se perder. Você deve trabalhar com a complexidade, procurar os significados em meio a ela e sair do outro lado com uma mensagem clara e objetiva.

3. Comunique-se de forma sucinta

Envie uma mensagem tão clara que qualquer pessoa possa compreendê-la. Tente usar menos palavras. Quando for escrever um e-mail ou um relatório, desafie a si mesmo a refinar aquilo que você está dizendo e se pergunte de que forma você pode comunicar o que precisa com o máximo de impacto possível.

4. Explique por quê

As pessoas querem entender que aquilo que elas fazem têm um sentido e um propósito. Elas precisam saber como a tarefa que estão desenvolvendo contribui para a empresa em nível estratégico. Quando você mantém um tom autoritário e coloca as pessoas em “necessidade de fazer”, você está mostrando fraqueza de liderança e não algum tipo de força.

5. Convide os outros a fazerem perguntas

Explique os seus objetivos mostrando um cenário amplo das suas ideias. Convide as pessoas a questionarem o que você as apresentou. Tenha a certeza de que elas entenderam. Ouvir alguma coisa não é a mesma coisa do que entender algo que foi dito. As pessoas têm pontos de vista e conhecimentos diferentes. Tente se expressar nos mais variados estilos de comunicação de forma que você consiga alcançar pessoas de forma mais significativa.

6. Conduza as pessoas

Diga a elas o que você espera que elas façam e fale isso de forma simples. Síntese e entendimento não significam nada se não houver retorno na ação. Portanto, mostre a elas como que precisa ser feito e com qual nível de urgência a tarefa precisa ser executada. Quanto menos chamadas para a ação você precisar fazer, melhor. O ideal é que você possa pedir apenas uma coisa – e isso seja suficiente.

7. Demonstre otimismo

Quando você fala do estado dos negócios da sua empresa, você transmite a calma e o entusiasmo que um líder precisa demonstrar? O otimismo alimenta o crescimento e a criatividade. Quando você acredita nos melhores resultados você desencadeia oportunidades incomparáveis para fazê-los acontecer.

8. Escolha a sua equipe com cuidado

Tenha uma visão ampla de todo o cenário, começando pela sua equipe e pelas decisões que você precisa tomar todos os dias. Escolha pessoas que vão crescer com você e planeje a resiliência. Aceite os pontos negativos de curto prazo – como a necessidade de se investir em equipamentos e em treinamento – como parte de um jogo de longo prazo.

9. Experimente e inove

As pessoas adoram a inovação que simplifica e melhora as suas vidas. Entregue essa inovação para os seus consumidores e colaboradores e você vai ganhá-los para sempre. E se algo não funcionar, supere. Permita-se tentar outras coisas e mantenha-se ágil e aberto a novas táticas.

10. Receba feedback e aprenda

Não basta rever a sua análise. Se você não tem certeza do que é capaz de fazer, peça um feedback. Procure ativamente receber feedback da sua equipe, dos seus fornecedores e, o mais importante, dos seus clientes. Descubra novas formas de melhorar a experiência que você oferece.

Fonte: Blog Sage

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