sexta-feira, 15 de setembro de 2017

Como ganhar mais dinheiro em seu escritório contábil


O mercado da contabilidade é muito acirrado, pode ser difícil se destacar nesse meio e aumentar a renda do seu escritório, mas existem estratégias e caminhos que você pode seguir que o levarão a resultados positivos. Confira!

Criar uma imagem para o seu escritório

A questão de criar uma imagem para o seu serviço de contabilidade remete mais ao marketing, no entanto, como os seus clientes chegam até você? Provavelmente por indicações, certo? Já pensou se os seus novos clientes o achassem através de outros meios? Funciona, e muito. Posicionar o seu escritório no mercado como se fosse uma marca trará valor à sua imagem e, consequentemente, novos clientes.

O fato de investir em marketing pode assustar, mas você pode seguir um plano de baixo custo, que pode ser tão eficiente quanto os de alto. Você estará presente no mercado e as pessoas começarão a buscar os seus serviços, tanto pelos resultados positivos quanto pela sua presença no meio da Contabilidade, além de incrementar o seu desempenho através de uma análise profunda sobre o seu negócio.

Primeiramente, você precisar fazer um mapeamento geral a respeito do seu negócio, a começar pelo seu escritório:

Quem são os clientes: É importante segmentar seu público para identificar as reais necessidades deles, assim você consegue desenvolver soluções objetivas e eficientes.
Infraestrutura: Como é o seu local de trabalho? Quais recursos estão disponíveis no seu ambiente? Há algo que precisa melhorar?
Histórico: É necessário traçar um histórico da sua empresa, analisar o seu passado e ver quais erros foram cometidos e quais foram os acertos o ajudará em decisões futuras.
Quais as atividades em total que são desenvolvidas? Quais são os serviços que vocês oferecem? Realizam consultoria?
A Localização do seu negócio: A localização é importante para qualquer negócio, é um local de fácil acesso? É uma área onde as pessoas gostariam de ir? Tudo isso importa.
Quem são os funcionários: Deixar bem claro qual é o papel de cada funcionário na empresa e quais serviços cada um realizará, ajuda na distribuição de tarefas e melhora a organização no escritório.
Quais os pontos fortes do seu escritório? Salientar os pontos fortes é um passo fundamental para analisar onde o seu escritório se destaca, assim você pode investir mais ainda nesses pontos e sair na frente da concorrência.
Quais os pontos negativos? Reconhecer erros e fraquezas o fará tapar os buracos presentes no escritório, ignorá-los apenas o prejudicará, se você souber o que está indo mal, poderá tomar decisões e encontrar soluções eficientes.

Antes de começar a criar a sua imagem, você precisa saber qual é a sua imagem, por isso é importante ter um conhecimento profundo do seu escritório, a começar por esses dados básicos.

Em seguida, você deve fazer uma análise do mercado:

Quais são as principais características do mercado de contabilidade? Estar por dentro do mercado é essencial para saber quais são as necessidades e o que você pode fazer para se adaptar a elas.
Projeções para o segmento (Qual o futuro do mercado da Contabilidade?): Assim como estar por dentro do mercado, saber qual vai ser o futuro dele também é fundamental, assim você estará sempre um passo à frente.
Como o seu escritório está inserido no mercado? Como o seu escritório está dentro do mercado? O que você faz para ele se manter ativo?
Quais são os seus principais concorrentes? Reconhecer a concorrência é sempre importante, afinal, para onde vão as pessoas que precisam de um Contador e não estão no seu escritório?
Como eles agem perante ao mercado? Saber da estratégia deles é crucial, se estão se destacando, o que eles estão fazendo de diferente?

É importante que você saiba o seu posicionamento para saber como o seu escritório é visto pelas pessoas. Saber qual rumo está tomando o mercado da Contabilidade o manterá atualizado sobre mudanças, assim você não será pego de surpresa e estará sempre por dentro das novidades. A questão dos concorrentes é um fator que deve ser levado a sério, afinal, é para a concorrência que você pode estar perdendo clientes e potenciais clientes.

Ações de marketing

Agora que você já estruturou o seu negócio e já se informou da melhor forma possível sobre o mercado, pode começar em quais ações de marketing você irá utilizar. Uma boa dica é investir em conteúdo, as redes sociais e os blogs estão em alta hoje em dia, oferecer um material de qualidade e com informações relevantes para o seu cliente é uma ótima estratégia.

Usar uma plataforma de contato que cria uma relação mais próxima e que constantemente compartilha conteúdo irá deixar os clientes seguros e informados, divulgando o seu escritório e alcançando novos clientes, aumentando a sua demanda de serviços.

Fonte: Jornal Contábil

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