quarta-feira, 19 de setembro de 2018

6 diferenciais de um escritório contábil campeão


Nos dias de hoje, a contabilidade tem uma importância que não se restringe apenas à organização e ao controle dos tributos e imposto. São diferenciais de um escritório contábil ser parte de uma estratégia de gestão empresarial voltada à integração de outros setores da organização com a contabilidade.

Exatamente por isso, a escolha de um escritório contábil deve ser feita com cuidado. Isso porque, além de significar um repasse de informações confidenciais da empresa, a escolha de um escritório deve estar alinhada ao tipo de negócio, com as respectivas demandas e necessidades.

Há muitos aspectos que podem distinguir um escritório contábil de outro, mas sem dúvida há diferenciais que podem ser decisivos. Selecionamos alguns deles para você conferir:

1. Estar devidamente registrado em órgão competente

Um registro aparentemente simples como esse é muito significativo: demonstra a credibilidade do escritório contábil porque torna evidente suas atividades em meio ao mercado, deixando claro que não são prestadores de serviço desconhecidos.

O Sescon (Sindicato das Empresas de Consultoria, Assessoramento, Perícias, Informações, Pesquisas e Serviços Contábeis) é o órgão  que representa os interesses da categoria das empresas de assessoria contábil, valendo-se da já conhecida importância das representações sindicais para as várias categorias empresariais em atuação.

Quanto ao profissional contador, o ideal é que esteja registrado no órgão regulador da profissão, CRC (Conselho Regional de Contabilidade) do respectivo estado em que atua.

2. Estar atento às atualizações

Aos poucos tem se tornado fundamental possuir uma ferramenta tecnológica de gestão contábil. Diante dos avanços da tecnologia em múltiplos campos, é urgente possuir um sistema para a gestão da contabilidade, tendo em vista que notas fiscais e outros tributos são predominantemente emitidos digitalmente.

Um escritório contábil atento às atualizações é aquele que tanto busca aprimorar o uso da ferramenta, quanto se mostra atento a alterações da legislação que afetem a operação contábil da empresa. Um software de gestão contábil é útil por possibilitar o envio de documentos de forma eletrônica, agilizando muito o trabalho dos contadores e, consequentemente, do escritório de assessoria contábil.

3. Ter um canal de comunicação aberto

É um requisito básico, mas na prática a comunicação deficiente, ou mesmo inexistente, é uma realidade comumente enfrentada pelo cliente em relação a vários prestadores de serviços. É frustrante não ter dúvidas e questões respondidas, portanto é um grande diferencial o escritório possuir um canal de comunicação aberto e que efetivamente funcione.

Haver plenas possibilidades de comunicação entre o cliente e o escritório de contabilidade representa mais agilidade para a resolução de questões que, eventualmente, possam surgir. Assim sendo, dar respostas rápidas (seja por e-mail, telefone, através do site ou por mensageiros) e apresentar resoluções dentro de tempo hábil pode distinguir bastante o seu escritório contábil dos demais.

4. Trabalhar com segmentos específicos

Isso vai determinar o manejo de uma contabilidade mais específica. Afinal, há tipos de empresas com obrigações fiscais diferenciadas. Um escritório contábil que trabalha com um determinado nicho, provavelmente, conhecerá detalhes do negócio mais profundamente e saberá propor soluções mais eficientes, alcançando melhor desempenho diante de imprevistos.

Optar pela especialização não significa fechar as portas para empresas de outros segmentos, mas sim oferecer aos clientes que precisam de atenção especial, por conta de legislações específicas, um atendimento personalizado e ágil no sentido de esclarecer as dúvidas e apontar os melhores caminhos em cada circunstância.

5. Disponibilizar consultoria financeira

É um apoio naquele momento de tomar uma decisão mais complexa. Se um escritório contábil oferece esse tipo de serviço, certamente o cliente terá um benefício a mais quando precisar conhecer detalhes da contabilidade de seu negócio para esclarecer se é hora de realizar um investimento ou mesmo fazer um bom planejamento.

Muitos contadores, inclusive, se destacam hoje no mercado justamente por propor um trabalho que vá além da simples conferência de documentos ou pagamento de tributos. Ter um papel proativo ajuda bastante, especialmente no caso de empresas que estão em fase de crescimento ou expansão.

6. Ter contadores bem qualificados

A qualidade da equipe é um grande diferencial. Um escritório contábil que tenha profissionais reconhecidamente eficientes poderá justificar o custo dos honorários e a forma como estes são cobrados. Boa qualidade é sempre uma ótima opção, melhor até do que a quantidade em muitas ocasiões.

Você pode apostar as suas fichas na qualificação por meio da contratação de profissionais atualizados ou buscando você mesmo novos cursos e formações. Não cuide apenas dos aspectos técnicos, preste atenção também na área administrativa. Gerenciar o próprio negócio também pode ser uma de suas missões e, para isso, é preciso ter conhecimento suficiente para tomar as melhores decisões.

7. A lista não para por aí

Como você pôde perceber, conselhos não faltam para que o seu escritório apresente diferenciais no mercado em relação aos concorrentes. A lista poderia ser muito mais extensa, mas é essencial também manter o foco. Não adianta tentar implantar todas as mudanças de uma só vez e não conseguir dar conta de tudo. É ideal que você analise cada situação e trabalhe individualmente as formas de melhoria.

Um bom escritório contábil é aquele que consegue estar em constante evolução, ficando atento às movimentações do mercado, além de proporcionar diferenciais competitivos para os seus clientes. Lembre-se: mais do que apenas cumprir as funções básicas do mundo contábil, um bom escritório pode ajudar os clientes a aumentarem o seu faturamento ou a diminuir os custos operacionais.

Sua empresa deve funcionar com um braço direito das companhias a que atende, transformando-se em uma grande parceira de negócios. Só assim você terá a garantia de que os seus clientes, ainda que necessitem de trabalhos pontuais, provavelmente se manterão fieis a você por uma longa data.

Fonte: Blog Sage

Nenhum comentário:

Postar um comentário