quinta-feira, 18 de outubro de 2018

As melhores práticas de gestão de pessoas que você deve adotar


É inegável que, para o seu desenvolvimento, as empresas devem buscar soluções para impactar o seu consumidor, mas também os seus ativos mais valiosos: as pessoas.

Daí a importância em ter a gestão de pessoas como o norte do seu RH: ações que engajem e estimulem o desenvolvimento delas e que, com isso, o retorno seja redobrado em afinco, disposição e motivação para alcançar resultados melhores.

Inclusive, vale destacar que a valorização dos profissionais já está em alta entre o empreendedor brasileiro. Pesquisa do SEBRA e do FNQ ouviu 1.163 empresários e descobriram que 73% deles já conhecem a relevância da gestão de pessoas.

Que tal vermos, então, como a gestão de pessoas pode ser aplicada e desenvolvida na empresa, onde vamos destacar 9 boas práticas para a sua realização? Boa leitura!

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é um conjunto de práticas e metodologias aplicadas com o objetivo de administrar o comportamento dos colaboradores.

Para isso são aplicadas técnicas que permitem o desenvolvimento do capital humano da sua empresa.

Uma gestão de pessoas eficiente garante que sua organização tenha condições de oferecer aos seus clientes um atendimento mais personalizado e eficiente.

Isso porque os colaboradores permanecem mais engajados e comprometidos com o negócio.

A adoção de boas práticas de gestão de pessoas garante a satisfação dos seus colaboradores e a otimização da produtividade — o que, consequentemente, resulta no crescimento saudável da empresa.

Para tanto, nós separamos alguns dos principais pilares que envolvem a eficaz gestão de pessoas. Confira e descubra quais deles você já tem estruturado na sua empresa:

Pilares da gestão de pessoas

  • motivação para despertar o comprometimento de suas equipes;
  • comunicação objetiva, transparente e sem hierarquias para estimular o senso de dono nos colaboradores e fazê-los sentirem-se parte fundamental da empresa;
  • espírito colaborativo para minimizar os conflitos e engajar a todos em uma crescente de resultados e disposição para que a empresa, como um todo, se desenvolva;
  • conhecimentos e competências específicos para que os colaboradores ofereçam o melhor de si. Algo que pode ser estruturado, a princípio, por meio de treinamentos e capacitações que agregam valor à gestão de pessoas, ao indivíduo e às metas da empresa;
  • desenvolvimento do indivíduo por meio de avaliações de desempenho. Assim, o seu quadro de funcionários sempre vai estar inteirado a respeito do que deve ser feito para manter o espírito colaborativo sempre eficiente.

E aí, deu para conciliar o momento da sua empresa com os pilares acima? Em seguida, vamos ver como a gestão de pessoas pode ser inicialmente planejada!

Como aplicar a gestão de pessoas na empresa?

Anteriormente, nós apresentamos os pilares da gestão de pessoas — o que se traduz já em alguns princípios básicos de boas práticas para a sua realização.

Só que, antes de irmos às ações, é importante observar que o planejamento é a chave para uma boa gestão de pessoas na empresa.

Começando pelo objetivo da gestão de pessoas: agregar o bem-estar, a produtividade e o desenvolvimento dos seus recursos humanos.

Esse é o norte que os seus profissionais de RH devem seguir ao longo de toda a implementação — e manutenção — do projeto.

Vamos ver, então, como criar um ambiente de trabalho produtivo, sem vaidades e envolto no cuidado em desenvolver os seus talentos internos?

Melhores práticas de Gestão de Pessoas

Abaixo, reunimos 10 dicas, em gestão de pessoas, para serem planejadas e executadas na rotina produtiva da sua empresa. São elas:

1. Ouça o que os colaboradores têm a dizer

Se você deseja que a sua empresa tenha credibilidade com o os seus colaboradores, é imprescindível estar sempre disponível para ouvir o que os profissionais têm a dizer.

Essa atitude mantém a credibilidade da sua empresa e reconhece o funcionário como uma peça importante do sistema. Porém, não basta apenas ouvi-lo.

Você deve buscar soluções na medida do possível, dando o devido valor à iniciativa do colaborador.

Procure desenvolver um relacionamento que permita aos seus colaboradores opinarem e serem ouvidos em suas reivindicações e sugestões.

Além disso, crie condições para que essas comunicações não se percam no meio do caminho. Neste caso, o feedback pode ser uma ótima alternativa.

Uma estratégia de gestão de pessoas começa ouvindo os colaboradores. Por meio de uma comunicação eficiente é mais fácil encontrar soluções e entender a forma de pensar de toda uma equipe.

Como consequência disso é possível obter sucesso na resolução de possíveis conflitos ou dificuldades.

2. Estabeleça uma comunicação livre com toda a empresa

Além de ouvir o que o seu colaborador tem a dizer, é essencial pensar na necessidade de otimização do diálogo como um todo, até mesmo para evitar a temida “rádio-peão”.

Estabelecer uma comunicação ativa e eficiente permite que você mantenha os funcionários informados e alinhados aos objetivos e ações decisivas para o negócio.

Como já citamos, o primeiro passo para a satisfação de um colaborador é que ele se sinta parte importante da empresa. Ao estimular a comunicação e o diálogo, você está trabalhando para desenvolver esse sentimento no seu colaborador.

Por isso, uma boa gestão de pessoas deve ser construída com uma comunicação clara e transparente, garantindo a divulgação dos resultados da empresa, prejuízos, lucros e empréstimos, por exemplo.

O compartilhamento dessas informações através da comunicação aberta faz com que os colaboradores se sintam seguros, confortáveis e incluídos nas estratégias de empresa.

3. Alinhe a sua equipe à cultura organizacional da empresa

De nada adianta profissionais competentes e com boas qualidades se o perfil dele não tem nada a ver com a cultura organizacional da empresa.

Acredite: isso faz toda a diferença para que todos consigam mirar os seus olhares na mesma direção. E isso vale tanto na manutenção de sua equipe quanto no processo de recrutamento e seleção de candidatos.

Afinal de contas, profissionais com o mesmo perfil das empresas onde trabalham carregam valores em comum. E isso, na busca por resultados, é um diferencial e tanto!

4. Ajude a promover um bom clima organizacional

A promoção de um ambiente de trabalho leve e amigável é importante para acabar com o negativismo dentro da empresa.

Por exemplo: gestores autoritários deixam o semblante dos outros mais pesado, preocupado. Agora, líderes que engajam com os colaboradores enfrentam, juntos, os desafios.

Como resultado, o clima é mais ameno e focado no coletivo, e não só em objetivos individuais.

5. Invista no processo de atração de talentos

Ao mesmo tempo em que as estratégias de retenção de colaboradores deve qualificar seus colaboradores, o processo de atração de talentos é essencial para que a sua empresa se destaque no mercado.

Para aperfeiçoá-lo, sua empresa deve avaliar todo o processo de recrutamento e seleção. Sem falar na importância em identificar como a sua marca pode se tornar atraente aos olhos dos novos talentos que estão buscando colocação no mercado de trabalho.

Para isso, analise os seus benefícios e mostre ao mercado que sua empresa é um excelente lugar para trabalhar.

Afinal, vocês oferecem um ambiente desafiador e investe e no desenvolvimento dos profissionais que integram o seu time, por exemplo.

É claro que essas informações devem ser reais, ou seja, a empresa deve efetivamente se preocupar com o seu capital humano para que o discurso vá além da teoria.

Para ajudar a construir essa imagem, sua empresa pode estar presente nas redes sociais, criar uma página específica para apresentar as oportunidades disponíveis e informações gerais sobre a empresa, inclusive com depoimento de atuais colaboradores.

Por exemplo, oferecer feedbacks aos candidatos, mesmo que negativos, pode ser uma maneira de se destacar no mercado. Além disso, também mostra preocupação as pessoas que elas podem vir a tentar uma nova oportunidade no futuro.

6. Aposte nos feedbacks como forma de avaliação

Aliás, quando se fala em feedback, é importante destacar que eles são extremamente importantes dentro das práticas internas de qualquer organização.

Isso porque esse processo, quando feito regularmente, demonstra a sua preocupação e interesse com o desenvolvimento do colaborador e de sua carreira.

Para tanto, você deve falar dos pontos positivos e negativos — lembrando que os pontos positivos podem ser apontados pública e privadamente.

Enquanto isso, os pontos negativos devem ser abordados exclusivamente de maneira particular. Saiba também equilibrar as críticas e os elogios.

Quando você investe no desenvolvimento de uma cultura de feedback, é possível colher diversos benefícios para a empresa e para os próprios colaboradores.

Essa ação mantém o clima organizacional saudável e melhora os resultados como um todo.

7.  Implante um plano de cargos e salários flexível

A partir das avaliações você pode mapear, eficientemente, quais são as necessidades, os desafios e os objetivos de todos em sua equipe.

Dessa maneira, fica mais fácil alinhá-los aos objetivos, necessidades e desafios da empresa em si. O que se traduz em um afinamento de expectativas para promover a gestão de pessoas.

Quer um exemplo? Você pode identificar que, no geral, os colaboradores sentem que não identificam possibilidades de crescimento na empresa.

Assim, o RH pode considerar o uso de uma nova estratégia para que todos conheçam suas metas, objetivos e quais caminhos eles podem seguir para ascender na carreira.

Vale, inclusive, pensar em outras estratégias para facilitar o trabalho de todos — como o investimento em novas tecnologias. Isso, por si só, já agrega em produtividade e motivação.

8. Dê autonomia aos seus colaboradores

As pessoas buscam mais autonomia e flexibilidade em suas rotinas, atualmente. A geração millennial, por exemplo, é pautada por esse diferencial que muitas empresas ainda não promovem com facilidade.

Por isso, descubra como os gestores podem dar mais empoderamento aos seus colaboradores, atuando mais como um consultor do que um chefe rígido e autoritário.

9. Realize treinamentos e capacite suas equipes

Os treinamentos e capacitações são ações utilizadas com o objetivo de reconhecer e desenvolver os funcionários.

Essas ações não melhoram apenas o desempenho dos colaboradores nas tarefas diárias como também os conhecimentos que podem ser aplicados em toda a sua carreira profissional.

A realização dessas atividades de desenvolvimento é traz duas vantagens que estão intimamente ligadas: você demonstra ao colaborador que está preocupado com sua evolução e o oferece ferramentas para melhorar o seu trabalho.

Lembre-se: antes de investir em treinamentos, é necessário analisar de que tipo de curso o seu funcionário precisa. Avalie o desempenho, as habilidades e as necessidades do seu negócio para oferecer opções adequadas tanto para você quanto para seu funcionário.

Fonte: Blog Xerpa

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