segunda-feira, 30 de março de 2015

5 maneiras de encontrar e manter grandes talentos na sua empresa


Nem sempre o candidato que possui todo repertório técnico requisitado para uma vaga é o mais indicado para preenchê-la. E nem todo funcionário que está há anos no mesmo estabelecimento faz jus ao seu potencial no ambiente de trabalho. Foi pensando nisso que a especialista em treinamento para equipes de vendas e atendimento Surama Jurdi listou algumas dicas para melhorar a perspectiva dos líderes em relação aos seus funcionários. Saiba quais são elas:

1 - Defina as funções dentro da empresa

É necessário estipular quais os resultados esperados de um funcionário na hora da contratação. “Muitas vezes um colaborador é cobrado por tarefas que ele não fazia ideia que tinha que cumprir”, afirma Surama. Logo, as funções de cada cargo precisam estar bem definidas.

2 - Avalie o comportamento dos candidatos

Durante o processo seletivo, dê atenção à forma como os candidatos se comportam. “Não adianta a pessoa ter todo o conhecimento técnico se não tem o perfil para atuar na posição em que ele está concorrendo”, diz a especialista. Ela também aconselha que os empreendedores façam pesquisas em torno dos candidatos, principalmente nas redes sociais.

3 - Faça os funcionários se apaixonarem pela marca

“As pessoas entram em uma empresa por conta do salário, mas ficam pela causa que ela defende”, diz Surama. Conte aos funcionários a história da empresa e reforce a importância deles na continuidade dela. Essa é uma maneira de envolver a equipe e fazer com que ela sinta segurança e capacidade de entregar bons resultados.

4 - Passe a cultura da empresa adiante

Uma vez que o funcionário é contratado, é importante que ocorra um treinamento e, se possível um acompanhamento dele nas primeiras semanas. “O colaborador precisa entender as regras, como a empresa funciona”, afirma a especialista. Cada empresa possui uma cultura própria, por isso é fundamental que os novos contratados sejam informados sobre ela.

5 - Estimule a equipe

“Por menor que seja a empresa, ela precisa oferecer algum tipo de plano de carreira para seus funcionários”, diz Surama. De acordo com a especialista, para manter uma equipe motivada durante o ano inteiro, é necessário envolvê-la em novos projetos e traçar objetivos. “O funcionário precisa ter a noção de que ali ele pode crescer.” A possibilidade de crescimento é uma grande motivação.

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

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