quarta-feira, 18 de março de 2015

A Contabilidade como instrumento de combate a corrupção


As manifestações que tomaram as ruas do Brasil esses dias levantaram diversas reivindicações e trouxeram à tona a insatisfação da população com o mau uso do dinheiro publico, principalmente com as fortes denuncias de corrupção que tem afetado direitamente o governo.

Nesse contexto se destaca a Petrobrás e varias outras empresas privadas ligadas à construção civil, alvo de diversas investigações pela Polícia Federal, devido a descoberta de indícios de corrupção, lavagem de dinheiro e desvio de dinheiro público por parte de seus diretores. Importante lembrar também que a Petrobras tem sido alvo também de investigação e avaliações por parte das instituições voltadas aos negócios mobiliários e ao mercado corporativista, devido a manobras fiscais e contábeis que trouxeram muita desconfiança aos investidores.

Na busca por soluções para os problemas de gestão governamental, que deverá ser, em breve, objeto de pacote de medidas pelo governo federal, importante destacar o papel da Contabilidade como um dos principais instrumentos de transparência nos controles sociais, responsável, entre outros, pela fiscalização de relatórios e balanços e pelo planejamento mais eficaz de aplicação de verbas, devendo os profissionais contábeis terem uma postura de vigilância contínua antes, durante e depois do fato contábil.

Neste sentido a função preventiva da contabilidade é fundamental para evitar a ocorrência de situações corruptas. As auditorias concomitantes aos fatos contábeis evitam, em grande escala, que o mau uso de verbas se acumule, tornando mais difícil a execução de desvios.

Vale reforçar também que o conceito de que a Contabilidade tem papel importante na batalha pelo uso eficiente do dinheiro público e contra as diversas modalidades de improbidade administrativa, visto que por meio das práticas contábeis, é possível identificar os gastos excessivos e a destinação irregular de verbas públicas, bem como os agentes responsáveis por esse tipo de conduta.

Desta forma os profissionais contábeis precisam acompanhar com olhos mais atentos a Contabilidade, demonstrando o engajamento com as manifestações que ocorrem no país, monitorando se todas as regras vigentes estão sendo respeitadas e se os balanços refletem a realidade, identificando irregularidades no uso de recursos da população, dando transparência com o Tesouro e contribuindo, assim, com o desempenho da administração pública.

Fonte: Sescap

Nenhum comentário:

Postar um comentário