segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Você sabe qual é o novo perfil do contador?


Quando você pensa em um contador, qual a imagem que vem à cabeça? Se a ideia é a de um profissional que fica só no escritório, cercado de papel por todos os lados, saiba que você está idealizando um perfil de profissional já considerado antigo pelo mercado. O novo perfil do contador é muito mais dinâmico.

Essa é uma profissão que passou por muitas transformações ao longo das duas últimas décadas. Os avanços da tecnologia e das ferramentas de automatização eliminaram boa parte do trabalho manual feito por esses profissionais, mas abriram espaço para que outras funções, mais focadas no atendimento ao cliente e na prestação de consultoria acabassem ganhando maior destaque.

Mas afinal, quais são as características que tornam o contador de hoje um profissional completo. Nesse artigo, falaremos sobre as contribuições que os especialistas em contabilidade podem trazer para as empresas, ajudando a transformá-las em companhias mais eficientes dos pontos de vista contábil, fiscal e financeiro.

Foco no atendimento ao cliente

O cliente pode ser considerado parte fundamental na mudança do perfil profissional do contador. Hoje, os empresários precisam de soluções inovadoras todos os dias e necessitam de profissionais que contribuam estrategicamente para o negócio. O novo contador assume então um papel estratégico para o cliente, auxiliando na parte de gestão e contribuindo com as decisões a serem tomadas.

Nesse cenário, é de suma importância que a relação entre o profissional de contabilidade e os gestores da empresa seja a mais aberta e dinâmica possível. É preciso compreender exatamente quais são as necessidades da empresa e aprimorar as formas de comunicação para que você possa transmitir os seus pontos de vista com propriedade e segurança.

Sendo assim, invista em suas relações interpessoais da mesma maneira que investe em atualização e em novos conhecimentos. Trata-se de uma característica valiosa para os profissionais de contabilidade, sejam eles empregados em uma grande empresa, proprietários de escritório ou autônomos.

Torne-se um consultor na tomada de decisões

Atuar como um contador consultor, auxiliando nas decisões se baseando em análises do mercado e do fluxo de caixa da empresa, entre outros fatores, tornou-se algo visto como fundamental para organizações de todos os portes. Manter-se atualizado não só nas obrigações e rotinas, mas também nas tendências do mercado agora faz parte da atuação do novo profissional contador.

Com isso, as áreas de conhecimento para atuação na contabilidade foram ampliadas, abrangendo também a economia, o direito, a gestão de pessoas e a controladoria. Como já mencionamos anteriormente, a evolução tecnológica permitiu que fossem criadas novas ferramentas e, muitas delas automatizaram boa parte dos processos. Logo, não faz sentido dedicar seu tempo em tarefas manuais se elas podem ser feitas por um software de forma mais ágil.

Isso tudo possibilita ao novo contador uma visão global capaz de agregar valor ao negócio do cliente, abandonando a ideia de que o profissional seria apenas um executor de tarefas burocráticas. Com isso, e para auxiliar o profissional, soluções e tecnologias estão sendo desenvolvidas e dão o suporte essencial para quem deseja se destacar.

Por essa razão, nós aconselhamos que os profissionais de contabilidade adotem uma postura mais proativa, propondo soluções para as empresas como consultores. Muitas vezes, gestores e empresários nem sabem que pode existir uma solução ou método diferente para melhorar as finanças. Essas oportunidades são ainda mais frequentes junto às empresas que você já atende. Lembre-se: na maioria das vezes, a proposição terá que partir de você. Não espere um pedido de proposta para resolução de um problema, pois muitas vezes ela não virá.

Fique atento às novidades tecnológicas

A velocidade de atualização dos softwares e das ferramentas tecnológicas é cada vez maior. Ficar um ano sem atualizar os conhecimentos, por exemplo, pode representar um atraso significativo no desempenho das suas funções. Isso porque não apenas a legislação muda, mas novos softwares aparecem e novas necessidades se colocam diante dos empresários.

Ética e responsabilidade em sua atuação

Essa é uma característica que nunca sairá de moda, mas com a ampliação das oportunidades para os profissionais de contabilidade, convém ressaltar que o aumento dos poderes traz também um aumento na responsabilidade. As decisões tomadas, seja por você, pelos gestores ou pelos empresários, devem ser pautadas pela ética.

O Governo Federal conta hoje com um número maior de ferramentas para que possa ter um controle mais eficiente sobre o faturamento e a operação das empresas. Dessa forma, evite recorrer aos famosos “atalhos” mesmo que os seus clientes sugiram isso. Seja firme e mostre os prós e os contras de cada um dessas decisões. Se não se sentir confortável em seguir por um caminho duvidoso, não vá adiante.

O seu papel é mostrar os caminhos corretos e fazer o melhor trabalho possível para que, baseado naquilo que a legislação prevê, seja possível obter os melhores resultados. Qualquer outra alternativa fora disso não deve ser considerada. Lembre-se: a decisão final pode não ser sua, mas seu nome estará sempre vinculado a ela.

Invista na sua formação

Conhecimento nunca é demais e, quando falamos da área de contabilidade, estar antenado a tudo que surge de novidade é imprescindível para que você enriqueça seu currículo. Depois de deixar a faculdade, busque cursos de especialização e de extensão, participe de seminários, simpósios e congressos e se mantenha atualizado com relação à bibliografia técnica da sua área de atuação.

Muitos profissionais de contabilidade completam a sua formação com uma segunda graduação. Áreas como Administração e Comércio Exterior, por exemplo, podem acrescentar informações valiosas para o seu currículo. Todavia, note que a formação necessária para atuar nessa profissão não é apenas aquela obtida por meios acadêmicos.

Conversar com outros profissionais da área e ampliar o seu networking também é uma forma de investir na sua formação. Muitas vezes, o auxílio que você precisa para resolver um problema pode vir dos conselhos de um colega mais experiente na área. Tudo é uma questão de conhecer as pessoas certas e tê-las sempre por perto.

Fonte: Blog Sage

Nenhum comentário:

Postar um comentário