quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

50% das empresas de serviços iniciaram sem experiência prévia


Um estudo realizado pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) apontou que 48% dos empreendedores de serviços iniciou a vida profissional no segmento sem ter tido qualquer experiência previa no setor.

Outros 29% já haviam trabalhado em alguma empresa do segmento e 20% começaram o negócio por influência familiar.

Na avaliação de Roque Pellizzaro Junior, presidente da CNDL, o resultado revelado pelo estudo "demonstra a determinação e o destemor de quem entra na área sem medo de encarar o desconhecido, tanto que 79% desses empreendedores não contaram com o apoio de linhas de financiamento para o capital de giro e acabaram utilizando dinheiro do próprio bolso para abrir a empresa".

Uma das razões que explica o otimismo é que o empresário do setor de serviços tem uma renda média bruta maior do que o restante da população brasileira. Segundo dados apurados pela pesquisa, a renda mensal de um empresário de micro e pequeno porte do setor de serviços é de R$ 4.060,00 - 51,7% a mais do que um trabalhador comum. Já os empreendedores formais têm uma renda que chega a ser de quase 20% a mais que os informais. "Com uma média salarial bastante acima dos demais brasileiros, talvez seja compreensível a alegação de que 43% dos empreendedores entrevistados não mudariam de emprego caso surgisse uma oportunidade em alguma área diferente da atual", diz o gerente financeiro do SPC Brasil, Flávio Borges.

Fonte: DCI – SP



Nenhum comentário:

Postar um comentário