sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

3 dicas essenciais para melhorar a gestão financeira do negócio


Analisar finanças e planejar gastos ainda é um dos maiores problemas enfrentados no dia a dia das pequenas e médias empresas. É o que aponta uma pesquisa realizada pela ContaAzul.

Dos 7034 empreendedores consultados pela empresa, 29% consideram as finanças a parte mais desafiadora para manter um negócio em andamento. Vinicius Roveda, CEO e criador da ContaAzul, vê tal dificuldade como uma característica típica das pequenas e médias empresas. “Como elas têm um número baixo de funcionários, o gestor financeiro geralmente faz várias outras coisas, tornando difícil a análise das finanças e o planejamento dos gastos”, diz.

Roveda, que é especialista em gestão empresarial, deu três dicas essenciais para que outros empreendedores consigam melhorar a gestão financeira de seus negócios. Saiba quais são elas:

Tenha um controle de todo o dinheiro que entra e sai da empresa

O principal problema é que, com o passar do tempo, o empreendedor acaba perdendo a percepção e acha que a situação de suas finanças é uma, quando na verdade é outra. Ter um controle de entrada, classificar quais são as saídas de dinheiro e quanto a empresa está gastando é muito importante.

Separar o que é o gasto do empreendedor do que é o gasto da empresa

Tem muitos empreendedores que ainda misturam as coisas. É essencial definir algumas regras em relação a quais são as despesas do empreendedor e quais são da empresa.

Buscar ferramentas que agilizam e facilitam o controle

O empreendedor muitas vezes não tem condições de contratar alguém para cuidar da gestão. Então é recomendável buscar alternativas que deem mais controle ao empreendedor com menos esforço dele. Ferramentas de gestão de tempo, produtividade, sistema de gestão. São várias tecnologias que estão no mercado hoje e que podem ajudar o empreendedor. É legal pesquisar ou entrar em contato com outros empreendedores que já os estão utilizando.

Fonte: Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios

Nenhum comentário:

Postar um comentário