terça-feira, 11 de abril de 2017

6 dicas simples para aumentar o faturamento da sua empresa


Ter o próprio negócio não é uma tarefa simples. Depois da etapa de planejamento e abertura da empresa chega a fase de adaptação, na qual é preciso analisar os gastos, os investimentos e os valores de retorno. Com os devidos ajustes feitos, chega o momento que todo empreendedor sonha: de crescer cada vez mais e aumentar seu faturamento.

No entanto, é preciso tomar cuidado antes de se empolgar e tomar decisões que podem não ser as melhores para o seu negócio. Quer saber como aumentar o faturamento da sua empresa de maneira saudável e sem prejudicar seu caixa ou a qualidade do produto? Selecionamos 6 dicas que irão te ajudar com tudo isso:

1. Entenda o seu cliente

É preciso olhar com carinho para os clientes, afinal, sem eles não há empreendimento que dê certo. Isso significa que você deve conhecer o perfil do seu consumidor, entender quais são suas preferências, quais são as intenções de consumo, quais produtos ele mais deseja e, respectivamente, suas necessidades. Com estas informações, você poderá tomar medidas para aprimorar ainda mais serviços que seu negócio oferece. Além disso, poderá criar promoções de fidelização e, consequentemente, melhorar a base de clientes. Lembre-se sempre: o consumidor satisfeito sempre volta a fazer negócio com você e, melhor ainda, o indica para que mais pessoas façam o mesmo.

2. Saiba identificar novas oportunidades

Ao entender melhor o seu cliente, é possível identificar também novas oportunidades de negócio. Que tal ampliar seu leque de serviços ou investir em novas estratégias de marketing para tornar o seu empreendimento mais conhecido? É importante também ficar atento aos movimentos e tendências do mercado para adotar novas formas de oferecer o seu produto. Por exemplo: ao invés de ter gastos com aluguel, funcionários dedicados, contas de luz e água, por que não investir em um e-commerce? Ao identificar novas oportunidades, você melhora o seu negócio, vende mais e até economiza.

3. Reduza custos

Não tem como fugir: se você realmente deseja aumentar o faturamento do seu negócio sem precisar investir, é preciso reduzir ao máximo os custos. Primeiro, você deve reunir todos os custos da empresa e entender quais são as principais despesas. Veja onde e como executar cortes e defina planos de ação para redução de gastos fixos (como contas de consumo, por exemplo). Outra alternativa que pode ajudar a reduzir gastos é terceirizar serviços ou áreas que não contemplem o coração do negócio ou que não tenham muita demanda.

4. Treine seus funcionários

Quanto mais qualificada a equipe for, mais resultados ela trará para o negócio! Portanto, é de extrema importância que você ofereça capacitações e treinamentos que estimulem as habilidades e produtividade dos funcionários. Adote também processos de venda que sejam executáveis e que possam reduzir custos de operação.

5. Escolha o regime fiscal certo para seu negócio

Identificar qual o é melhor regime fiscal para seu negócio é fundamental, uma vez que o sistema tributário para empresas de médio e grande porte é mais complexo, enquanto o perfil de pequenas e microempresas são mais descomplicados. Se o seu negócio tem receita bruta anual igual ou menor que R$ 240 mil, você poderá optar pelo Simples Nacional, regime que unifica o pagamento de diversos impostos em um único documento. Tudo isso pode ajudar na hora de organizar as finanças e, consequentemente, ter um controle dos custos.

6. Saiba precificar seu produto

Na vontade de aumentar a margem de lucro, muitos empreendedores acabam caindo em uma armadilha bem comum: diminuir ou aumentar demais o preço dos produtos. Ambas as situações podem ser muito prejudiciais ao negócio caso sejam praticadas sem o planejamento e análise necessários. Para precificar seu produto corretamente, sempre leve em consideração os custos da operação, o preço praticado pela concorrência e, é claro, a intenção de compra do consumidor.

Fonte: QuickBooks

Nenhum comentário:

Postar um comentário