quarta-feira, 19 de abril de 2017

CE: Formalização deve subir 40% com RedeSimples


Com o novo serviço oferecido pelo projeto RedeSimples, onde o empreendedor pode abrir sua empresa diretamente no portal da Junta Comercial do Estado do Ceará (Jucec), em ambiente virtual sem ter que se deslocar a várias lugares, é esperado um aumento de 40% no número de empresas formalizadas até o fim do ano. A informação foi divulgada ontem (18) pela presidente da Jucec, Carolina Monteiro, durante lançamento oficial do serviço na rede do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Ceará (Sebrae).

“A expectativa é que até o ano que vem a gente tenha um grande número de empresas formalizadas no Estado. A ideia é que, após concluir estas integrações que faltam com a Secretaria da Fazenda, o Corpo de Bombeiros, a Semace e a Vigilância Sanitária, a gente comece a trabalhar o processo de interiorização da simplificação nos 184 municípios cearenses”, declarou Carolina Monteiro.

Atualmente, é possível realizar o processo em 16 municípios do Ceará, além da Capital. Entre eles, Aquiraz, Aracoiaba, Cascavel, Cedro, Crateús, Farias Brito, Horizonte, Icapuí, Itaitinga, Jaguaribe, Maracanaú, Piquet Carneiro, Quixadá, Russas, São Gonçalo do Amarante e Varjota.

Relação de confiança

Para o secretário executivo da Secretaria Municipal de Finanças de Fortaleza (Sefin), Jaime Cavalcante, é um grande avanço para Fortaleza a entrada na Rede Simples com as demais entidades. “É uma relação de confiança na informação do contribuinte. No primeiro momento é acreditar que o contribuinte está dando a informação correta, depois ele ganha tempo e os órgãos vão aos locais constatar se as informações estão corretas”, disse.

Cavalcante acredita que com a simplificação a adesão irá crescer. De acordo com a Jucec, de janeiro deste ano até março, foram registradas 16.508 novas empresas, sendo em janeiro 6.273; fevereiro 4.857; e março 5.378. No mesmo período de 2016, foram 14.013 empresas.

Reaquecimento

Para o superintendente do Sebrae-CE, Joaquim Cartaxo, este esforço que a RedeSimples vem fazendo é para contribuir com a economia, para que ela possa melhorar seus padrões de desenvolvimento e atuação no mercado em geral, e em especial, das micros e pequenas empresas. “Esta integração da Sefin com a RedeSimples é mais um desafio a ser vencido, pois o nosso objetivo é fazer com que possamos diminuir o tempo de abertura e fechamento de empresas. A gente vem passo a passo realizando isso”, explicou.

Prazos

Cartaxo ainda destacou que os municípios que conseguem isso, são visto de forma diferente pelas empresas que acreditam que poderão instalar suas empresas num curto espaço de tempo. “Por meio da Jucec, é preciso ofertar um serviço onde ao colocar o seu negócio isso aconteça num mínimo tempo possível. A previsão é que entre três e cinco dias a gente possa abrir uma empresa. Minha utopia é fazer isso em um dia”, considerou. Segundo o executivo a tradição é levar 120 a 180 para abrir uma empresa. “É inadmissível. Não tem economia que resista a uma burocracia deste jeito”, conclui.

“O grande sonho é tanto para os empreendedores, que vão ter este processo facilitado, quanto para a melhoria do ambiente de negócio, uma vez que a gente vai aumentar a formalização e a arrecadação. É um ganho numa via de mão dupla. Tínhamos um grande número de informalização, porque às vezes o processo era começado, mas não era concluído pela carga burocrática que era forte”, ressaltou Cartaxo.

Fonte: Diário do Nordeste – CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário