segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Entenda como um bom clima organizacional vai gerar mais produtividade na sua empresa


Pode até parecer óbvio que um bom clima organizacional gera mais produtividade nas empresas. Entretanto, muitas companhias insistem em não se esforçar para que isso seja possível e acabam criando ambientes hostis e pouco convidativos para os seus colaboradores.

Uma pesquisa realizada pelo site Love Mondays mostrou que os profissionais brasileiros, se comparados com os mexicanos e os argentinos, são os menos satisfeitos no trabalho. E se engana quem imagina que a remuneração seja o principal fator negativo. Pesam ainda na balança a falta de oportunidades de carreira, os baixos índices de qualidade de vida e a falta de benefícios.

Funcionários que não se sentem à vontade em um lugar, certamente serão menos produtivos do que aqueles que trabalham em um ambiente mais alegre. Muitas vezes, isso não tem relação apenas com uma remuneração maior. É possível ser mais feliz ganhando menos, mas mantendo a saúde do corpo e da mente em dia.

Por que você deve se preocupar com o bom clima organizacional?

São vários os fatores que podem contribuir para um melhor desempenho da sua empresa caso seja possível melhorar o ambiente da sua empresa. Ficar atento a cada um deles pode significar ter que passar por mudanças drásticas em termos de gestão, mas muitas vezes os problemas estão tão enraizados na cultura da empresa que não há outro jeito. Trabalhar em prol de melhorias do clima organizacional resulta em:

1. Redução da rotatividade

Um bom salário não é um fator determinante para manter as pessoas vinculadas a um emprego. Em certas profissões, mesmo em tempos de crise há um bom número de vagas no mercado, de forma que encontrar oportunidades em outros lugares não é tão difícil. Se o clima em sua organização estiver ruim, esse bom profissional, que sabe que tem mais opções fora dali, não vai pensar duas vezes antes de te deixar.

Por outro lado, aqueles que ficam por serem mais dependentes do salário, permanecem insatisfeitos e desmotivados. Isso se reflete diretamente na produtividade. Muitas vezes os colaboradores não deixam de fazer o trabalho que precisa ser feito, mas deixam de lado a ideia de em alguns momentos “fazer algo a mais”.

2. Redução de conflitos internos

Acordar em uma segunda-feira de manhã e ir para o trabalho sabendo que, em algum momento do dia, você vai ouvir uma bronca ou comentário desmotivador do seu superior é um dos piores tormentos pelos quais os empregados passam. Quando há algum tipo de conflito e não há resolução em vista, em geral o problema só se “resolve” com a saída de uma das partes.

Muitas vezes, a resolução é momentânea, pois a pessoa que torna o ambiente ruim permanece e mina os próximos colaboradores. Por isso, é importante que o seu RH consiga identificar quem são as pessoas que pesam para baixo na balança. Muitas vezes, a saída de alguns funcionários pode mudar para melhor o clima de muitas empresas.

3. Comunicação mais eficiente

Grande parte dos problemas organizacionais ocorre em função da má comunicação ou dos ruídos de informação. Se os funcionários não recebem diretrizes claras sobre o que estão fazendo ou por quais objetivos estão lutando, então passam a supor coisas e os boatos se espalham, criando histórias onde elas não existem.

Certificar-se de que a comunicação está sendo feita de forma objetiva ajuda a tornar o ambiente melhor. Quando tudo é feito às claras e de maneira que todos possam ter acesso às informações, a tendência é que o diálogo torne a troca de conhecimento muito mais saudável. As pessoas confiam naqueles que estão dispostos a confiar nelas.

4. Maior integração entre os setores

Há gestores que propositalmente acabam criando um clima de guerra entre vários setores, na expectativa de que um possa “lutar” para “vencer” o outro. No entanto, nessas circunstâncias o que acaba acontecendo é que a empresa se fragmenta e em vez de lutar por um objetivo comum acaba lutando internamente entre si.

Todos os seus esforços devem ser direcionados no sentido de unir e integrar as diversas áreas e processos de uma companhia. Quando os próprios colaboradores se sentem responsáveis pelas melhorias do clima na empresa eles se mostram mais engajados e comprometidos com os resultados. No final das contas, todos saem ganhando.

Fonte: Blog Sage

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