terça-feira, 5 de agosto de 2014

Novo sistema de emissão de nota fiscal deve funcionar plenamente até o dia 10, garante Sefin


O novo serviço de emissão de notas fiscais digital (NFSe) da Secretaria Municipal de Finanças (Sefin) deve concluir a migração das informações do sistema antigo até o próximo domingo (10), garantiu o secretário da pasta, Jurandir Gurgel, em entrevista coletiva concedida nesta terça-feira (5). Atualmente os contribuintes e contadores não têm como consultar as notas geradas anteriormente, pois o legado de notas antigas não foi transferido do antigo para o novo site.

Gurgel garantiu que o serviço de escrituração será prorrogado até o dia 30, mas que a emissão de notas está regularizada, assim como o cálculo do Documento de Arrecadação Municipal (DAM).

De acordo com Gurgel, a empresa que prestava o serviço do site retirou o serviço do ar arbitrariamente às 0h01 de sábado (26), pegando a Sefin de surpresa. A pasta, que já estava trabalhando com um novo site autônomo em fase de testes, coloco-o no ar na quarta-feira (30) para os contribuintes. O serviço ainda passa por ajustes e deve ser normalizado no dia 10.

Mais de 75% dos cadastros, segundo a Sefin, já foram regularizados no novo sistema. 50.441 notas haviam sido emitidas até a manhã desta terça-feira (4), somando um total de R$ 8,5 milhões em Impostos sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) arrecadados desde quarta-feira (30).

Reclamações constantes

Os contribuintes da Capital têm reclamado de diversos problemas na emissão dos documentos há 10 dias. Para acessar o novo portal, que funciona com instabilidade, os usuários precisaram alterar a senha e efetuar novo cadastro. Jurandir ainda afirmou que a emissão das notas está podendo ser realizada normalmente. Os contribuintes de Fortaleza, entretanto, continuam confusos com a troca. Muitas pessoas foram à sede da Sefin nesta manhã para tirar dúvidas e regularizar informações que não foram exportadas para o novo site corretamente.

A reclamação mais comum foi a de que o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISS) não estava mais sendo retido automaticamente na nota. Além disso, não há dedução de material aplicado na construção civil, serviço disponível no sistema anterior.

O contador Cassiel Leite de Melo afirmou ter tentado várias vezes acessar o novo site, mas, quando conseguiu, não havia como reter o ISS na fonte. "Vim na Sefin para ver se consigo resolver o problema do ISS, do acesso às notas fiscais antigas e da dedução dos materiais da construção civil. É um absurdo que seja disponibilizado um sistema com tantas falhas", disparou.

Reclamou também do ISS o técnico de informática Fábio Rodrigues: "Eu não consigo resolver esse problema, então tiver que vir, porque não posso ficar sem receber".

Serviço

Os usuários que tenham dificuldade com o novo sistema podem se dirigir à sede da Sefin, na Rua do Rosário, no Centro, das 8h às 16h30, ou ligar para os números: 0800-280-0155, 3254-5968, 3488-4001 e 4488-4002. Um endereço com perguntas e respostas frequentes sobre o novo sistema foi disponibilizado pela secretaria.

Fonte: Diário do Nordeste - CE

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