quinta-feira, 7 de junho de 2018

Contador do futuro: 5 características essenciais na era digital


O Contador do futuro é aquele que entende as características necessárias para atuar na era digital. Em um mundo dinâmico e tecnológico, as empresas precisam ser cada vez mais ágeis e estratégicas, sendo que o Contador pode fazer muita diferença nos resultados.

Pensando nisso, separamos 5 características essenciais para um Contador na era digital. Acompanhe a seguir e aproveite para se atualizar desde agora, tornando-se um profissional cada vez mais completo e requisitado pelo mercado de trabalho.

1. Uso da certificação digital

“Informação é poder”. Provavelmente você já ouviu essa frase antes, não é mesmo? Para as empresas, algumas informações podem ser fundamentais para assegurar boa parte do faturamento. E, alguns casos, até mesmo a existência do negócio depende da proteção das informações sigilosas.

Por isso, atualmente todo Contador precisa estar familiarizado com o uso da certificação digital. Afinal, no ambiente digital existem ainda mais riscos que no offline. Ninguém está livre de ataques e invasões, a menos que se proteja adequadamente.

O sistema de certificação digital foi criado justamente para confirmar a origem e autenticidade das informações declaradas, além de agilizar a autenticação dos documentos. Por isso, é imprescindível que o próprio contador utilize certificados digitais, além de indicar o uso também para seus clientes.

Para entender ainda mais sobre o assunto, você pode conferir o Guia Básico da Certificação Digital.

2. Visão estratégica do negócio

Nos últimos anos, o Contador passou a ser uma peça fundamental para impulsionar os resultados das empresas.

Um exemplo disso é a redução da carga tributária. Sabemos que, no Brasil, os tributos são responsáveis por frear o desenvolvimento de diversos negócios. Nesse cenário, quando o contador tem uma visão estratégica do negócio de seus clientes, ele pode prestar um serviço de consultor contábil.

As empresas que contam com o apoio de contadores estratégicos conseguem planejar com sucesso toda a parte contábil e fiscal, desde o enquadramento tributário até a redução de tributos desnecessários que podem prejudicar a lucratividade das empresas. Além disso, podem evitar multas inesperadas que muitas vezes poderiam prejudicar drasticamente o financeiro da organização.

Sendo assim, cabe ao Contador buscar se qualificar e se posicionar no mercado como um profissional estratégico. Ou seja, um parceiro de negócios que está ao lado de seus clientes para correr atrás de resultados.

3. Conhecimentos em contabilidade gerencial

A contabilidade gerencial é um conjunto de procedimentos contábeis e técnicos, como a contabilidade de custos, a contabilidade financeira e a análise das demonstrações contábeis. Quando esses procedimentos são combinados, a empresa passa a ter informações importantíssimas para as tomadas de decisões gerenciais.

A contabilidade gerencial pode ser usada tanto internamente — para precificação, estabelecimento de metas, definição do ponto de equilíbrio, elaboração de orçamento — quanto externamente — para benchmarking (comparação com concorrentes), coleta de dados de mercado, projeções futuras, entre outros.

O papel do Contador na contabilidade gerencial é coletar todas as informações necessárias para gerar os resultados desejados. Isso inclui controlar as demonstrações contábeis e fornecer aos gestores da empresa todos os ativos, passivos, custos e receitas. Dessa forma, contador e cliente poderão planejar juntos o futuro do negócio como um todo.

4. Domínio da tecnologia

No universo contábil, ainda existem diversas tarefas que precisam ser feitas de forma manual, mas a tendência é que elas se tornem mais raras com o passar do tempo. Cada vez mais a tecnologia é integrada ao dia a dia do contador.

Isso faz com que o trabalho se torne mais produtivo e menos burocrático. Um exemplo disso, como já foi mencionado, são os próprios certificados digitais. Eles agilizam a autenticação de documentos e a conferência das informações.

Além disso, os escritórios contábeis ainda podem contar com outras ferramentas, como o helpdesk. Trata-se de um sistema de atendimento on-line que permite gerenciar o suporte aos clientes, solicitações de apoio, envio e recebimento de documentos, etc.

Portanto, a tecnologia é uma grande aliada do contador do futuro. Um pequeno investimento de tempo e estudo das possibilidades tecnológicas pode fazer com que o contador economize muito mais tempo e dinheiro no futuro.

5. Atualização constante

Uma das características do contador do futuro é buscar atualizações constantes. Não apenas sobre contabilidade, também sobre os mercados de atuação dos seus clientes e potenciais clientes.

Um exemplo prático de atualização que deve fazer parte do conhecimento do contador são as novas exigências da era digital, como o eSocial. Esse é um módulo do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) que veio para substituir diversas declarações — como DIRF, RAIS, GFIP e CAGED —, além de simplificar guias de recolhimento, como GPS e FGTS.

A partir do uso do eSocial, as obrigações previdenciárias, trabalhistas e fiscais são enviadas por meio de uma mesma plataforma online. Dessa maneira a distribuição, a transmissão, o armazenamento e a validação dos dados (prestados do empregador em relação aos empregados) são padronizados.

Uma das formas de atualizar-se constantemente é acompanhar blogs e publicações online na área de contabilidade. Outra possibilidade é buscar participar de treinamentos, cursos de extensão.

Para ficar por dentro das áreas de atuação das empresas que você atende, uma alternativa interessante é participar de eventos, conferências e seminários. Sem falar que essa é uma grande chance de fazer contatos e captar novos clientes.

Conclusão: o caminho para o contador do futuro

Como você viu, um contador do futuro precisa ficar de olho nas novidades, mudanças na legislação, obrigações acessórias, entre outros. Mas não é só isso: também é preciso compreender os avanços da profissão, inteirando-se das necessidades dos clientes para ajudá-los a crescer como empresa. Dessa forma, o contador pode passar a ser, cada vez mais, um consultor estratégico que atua como aliado no planejamento empresarial.

Fonte: VALID Certificadora

Nenhum comentário:

Postar um comentário