Ter
controle sobre as finanças da empresa é importante para identificar quais são
os maiores gastos e as principais fontes de receita, mas, principalmente, para
evitar prejuízos. Gerir as informações sobre o fluxo de caixa pode ser um
processo que demandará tempo e paciência, além de ter mais chances de falhas
quando feito manualmente.
No
entanto, várias horas de trabalho podem ser economizadas com a conciliação
bancária automática, que permitirá ainda um monitoramento mais eficiente. Veja
como.
O que é conciliação
bancária?
Conciliação
bancária é a conferência das contas bancárias em relação ao controle interno.
Ou seja, a comparação entre o que a empresa tem registrado em seu controle com
aquilo que é apresentado nos extratos.
Qual a importância da
conciliação bancária?
Mesmo
para empresas pequenas, a conciliação é importante, já que o fluxo de saídas e
entradas de dinheiro é frequente. Assim, ter controle sobre esses processos
evitará prejuízos e perdas.
É
com a conciliação bancária que a empresa poderá detectar incoerências no seu
fluxo de caixa. As fraudes serão identificadas, como dinheiro depositado a
menos, e haverá a verificação se os cheques recebidos foram descontados.
Com
esse acompanhamento feito de forma rigorosa, o setor de contabilidade tem a seu
alcance as informações necessárias para entender todas as movimentações
financeiras quando realizar o fechamento de caixa no fim do mês.
Como fazer?
Todo
o processo de conciliação passa por três etapas: monitorar o fluxo de caixa,
com entradas e saídas; comparar os dados internos com extratos bancários; e
correção imediata de erros, sejam eles por falhas internas ou do banco.
A
periodicidade em que será feita a conciliação dependerá do volume de transações
bancárias e da demanda da empresa. Ela pode ser feita semanalmente ou até
mensalmente. Porém, se for feita todos os dias, a conciliação permitirá que o
controle seja ainda mais eficiente e rigoroso.
O
ponto de partida para tornar uma conciliação bancária bem feita é reunir todos
os documentos a respeito das transações feitas pela empresa. Guarde recibos,
comprovantes de pagamento, depósitos ou transferências e notas fiscais para ter
o controle de toda a movimentação. Esse hábito também dará a segurança de que
você poderá comprovar qualquer ação quando houver divergência de valores.
Com
todos os comprovantes em mãos, documente tudo em uma planilha, com datas e
valores. Assim, será possível checar se os números batem e, consequentemente,
controlar o caixa. Outro fator muito importante será a classificação das
movimentações, como tarifas bancárias, pagamento de IOF (Imposto sobre
Operações Financeiras) e salários. Além disso, com as datas registradas, a
empresa evitará o pagamento de multas.
No
último passo, a empresa deverá ser ágil na solução dos problemas que forem detectados.
Caso seja uma falha interna, é necessário corrigi-la imediatamente. Já se o
problema tem relação com a instituição financeira, faça a requisição do valor
cobrado indevidamente.
Fonte:
QuickBooks
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