O
cenário econômico mudou rápido e a necessidade de obter bons resultados no
prazo mais curto e com menos gente alterou os requisitos principais para quem
está em busca de um emprego.
As
características mais em alta nas seleções são: visão de dono, engajamento,
inteligência emocional, generalista, proatividade e relacionamento
interpessoal, independente do cargo.
“Essas
características lideram os pedidos de 65% dos clientes. Há alguns anos, as
características mais procuradas eram: humildade, estabilidade, inteligência
emocional, trabalhar bem em equipe e profissional especialista”, comenta
Juliana Constantino, gerente da unidade Luandre Centro.
As
grandes mudanças estão, especialmente, nas duas primeiras características:
visão de dono e engajamento. As demais, dinamismo, proatividade e
relacionamento interpessoal sempre estiveram entre as prioridades, porém a
especialista cita que inteligência emocional não sai da lista de preferências
dos contratantes.
“De
uma forma geral, a inteligência emocional é a principal característica exigida
pelos contratantes, pois o profissional que consegue reconhecer e lidar com
suas emoções se destaca nas demais características exigidas: visão de dono,
engajamento, generalista, proatividade e relacionamento interpessoal”, afirma
Juliana.
Por
outro lado, a especialista destaca que a visão de dono seguida do engajamento
tem se tornado cada vez mais imprescindível para a sobrevivência, sustentação e
sucesso das empresas. A profissional afirma que isso se deve como óbvio
resultado da equação em que todos estão precisando fazer mais com menos. “Só
alguém com o entendimento dos reais desafios e muita vontade de vencê-los é que
será capaz de fazer a diferença nas empresas que sobreviverão à crise”, afirma.
Veja
as principais características que serão requisitos nos processos seletivos nos
próximos anos:
1) Inteligência emocional: é
a principal característica exigida pelos contratantes. Apenas profissionais que
conseguem reconhecer e lidar com suas emoções terão condições de desempenhar
bem as demais: visão de dono, engajamento, generalista, proatividade e
relacionamento interpessoal.
2) Visão de dono:
permite que o colaborador sempre pense antes de qualquer decisão, desde o
planejar uma estratégia de atendimento até a escolha de utilizar um recurso sem
a menor necessidade, mesmo ciente de que terá custo elevado. Quando existe a
identificação com a empresa a qual representa, a possibilidade de todas as
ações estarem pautadas na visão de dono é altíssima. O colaborador com esta
característica se destaca, não perde o tempo criticando a empresa, em fofocas
desnecessárias quanto às decisões tomadas, pois ele conhece o caminho para
contribuir para uma melhor estratégia, que de forma alguma é o da crítica junto
dos colegas e sim junto daqueles que serão os agentes e mudanças, seus líderes.
3) Engajamento:
acontece quando o profissional consegue aderir aos valores da empresa que
representa, em que o propósito de vida se integra ao da empresa. Não é uma
tarefa fácil ter profissionais que se identifiquem ao ponto de se destacarem
dos demais pela da entrega e comprometimento. É uma construção diária.
4) Profissional
generalista: hoje tem destaque já que estamos vivendo
um tempo em que a flexibilidade e dinamismo nas rotinas estão cada vez mais
necessárias. As empresas precisam de representantes sem limitações, com
entendimento amplo do negócio, que lá na ponta consigam representar a empresa e
não apenas uma fatia desta. Exemplo: hoje um profissional da área financeira,
precisa conhecer a fundo que tipo de serviço é prestado pela empresa que
representa, inclusive para negociar prazos de pagamentos com os clientes, caso
não conheça, pode ter um posicionamento negativo ao ponto de estremecer uma
relação construída pelas demais áreas de venda e entrega.
5) Relacionamento
interpessoal: se destacam dentro de uma empresa, os
profissionais que se relacionam bem, que demonstram respeito ao que estão ao
seu redor. Esse respeito vai além de aceitar ideias, de sorrisos e “tapinha nas
costas”, e sim com a condição de contribuir para que essa relação seja saudável
por todos, posso ter uma diferença a até não concordar com algo, mas preciso
escolher a forma em passar isso, sem ofender aquela ideia ou contribuição do colega.
Neste momento, os grandes líderes estão preocupados em investir tempo para
crescimento dos negócios e não em administrar conflitos na equipe, por isso, o
profissional com a condição de se relacionar bem, se destaca e é tão
requisitado. Lembrando, que este não está livre dos conflitos, mas sabe lidar
com isso.
Fonte:
G1
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