O
potencial de lucro é a diferença entre a receita esperada para seus produtos e
os custos gerais associados à elaboração do produto.
Uma
das chaves para uma empresa duradoura é o lucro sustentável. Porém, ao tentar
quantificar seu lucro em um determinado período, você deve levar diferentes
fatores em consideração, incluindo custos diretos e indiretos, tendências do
setor e aceitação do seu produto no mercado.
É aqui que entra o potencial de lucro. Também conhecido como "potencial de rendimento", o potencial de lucro é a diferença entre a receita esperada para seus produtos e os custos gerais associados à elaboração do produto. Por exemplo, se você fizer widgets vendidos a R$ 10 que custam R$ 3 para elaborar e R$ 3 para vender, seu potencial de lucro será de R$ 4 para cada widget vendido. Multiplique esse número pelo número total de widgets que espera vender em um determinado período e terá um potencial de lucro projetado.
Entretanto,
é importante ter em mente que isso é uma projeção e não receita garantida. Como
há muitos tipos de custos a serem contabilizados (por exemplo, custos
jurídicos, de serviços públicos, indiretos, com materiais, com impostos, com
empacotamento, com licenciamento, com taxas etc.), criar um potencial de lucro
projetado preciso não acontece rapidamente. Além disso, não se esqueça dos
custos associados a riscos imprevistos, incluindo desastres naturais (por
exemplo, um incêndio que destrói o estoque) ou circunstâncias atenuantes (por exemplo,
uma quantidade excessiva de devoluções).
Se
você está tentando decidir o que incluir na sua projeção de potencial de lucro,
confira a seguir cinco perguntas pra fazer a si mesmo. Elas não somente ajudam
a determinar o potencial de lucro do seu produto, mas também podem oferecer
informações sobre a viabilidade projetada da sua empresa no futuro.
1. Como é a demanda em
longo prazo do meu produto ou serviço?
Um
fator importante que afeta o potencial de lucro é a viabilidade dos seus
produtos ou serviços para os consumidores em longo prazo. Se estiver vendendo
algo que só pode ser usado no mercado de hoje e que tenha muito pouco potencial
de crescimento ou algo com um nicho muito pequeno e estagnado, provavelmente
suas perspectivas em longo prazo não serão boas.
2. Como é a concorrência?
Isso
é especialmente importante se você está entrando em um campo muito concorrido
ou com longevidade. Se você for o novato, concorrendo com empresas
estabelecidas, seu caminho para a rentabilidade provavelmente será íngreme.
Assim, seu potencial de lucro diminuiria dependendo do tipo de participação de
mercado que você deseja tirar da concorrência. Por exemplo, se 10% da população
compra seu widget, você pode projetar que conseguirá converter de 1% a 2% dos
compradores da concorrência.
3. Qual é o tipo de juros
para o seu produto?
Pesquise
se as pessoas estão dispostas a comprar produtos similares aos seus e onde elas
os compram. Procure na Amazon ou no eBay e veja se as pessoas compram produtos
como o seu. Faça uma pesquisa rápida usando a palavra-chave do seu produto +
gratuito(a) (ou seja, "widget gratuito") e certifique-se de que as
pessoas estão realmente dispostas a pagar por ele. Se há uma versão gratuita em
abundância no mercado, lançar uma paga dificilmente gerará muita receita.
4. Qual é o valor do ciclo
de vida dos seus clientes?
Isso
vai além da perspectiva inicial das suas vendas e dos seus produtos. Você deve
avaliar o potencial de crescimento dos clientes com você e a oportunidade de
negócios futuros. Vender um produto ou serviço que será útil para os mesmos
clientes no futuro significa que seu potencial de lucro permanecerá constante.
5. O custo de produção do
produto pode ser reduzido?
Uma
das melhores maneiras de aumentar seu potencial de lucro é reduzindo o custo de
produção do produto. Isso pode ser feito procurando e explorando a eficiência
no processo de fabricação, buscando novos fornecedores e diminuindo custos
fixos.
Determinar
seu potencial de lucro é uma etapa essencial ao conceber seu plano de negócios
e se preparar para abrir sua empresa. Os investidores estarão muito mais
propensos a notar sua empresa e aplicar dinheiro nela se você puder apresentar
razões sólidas para o seu sucesso em longo prazo.
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