Chegou
dezembro. Com ele, vem o clima de festa. Afinal, o mês traz Natal, Ano-Novo e,
para algumas empresas, dias de recesso. Com isso, a produtividade pode cair.
Só
que os chefes normalmente mantêm o ritmo de trabalho. No mínimo, eles devem
entregar resultados melhores que os de dezembro do ano passado. Além disso, os
números do mês podem ser importantes para as metas anuais. Mas nem sempre os
funcionários se sensibilizam com as metas de seus gestores, que tem que
trabalhar para mantê-los motivados e produtivos.
Uma
reportagem, publicada originalmente na "Entrepreneur", listou dicas
para empreendedores manterem a equipe trabalhando até o último dia útil do ano:
1. Sem resoluções de ano
novo
É
comum ver pessoas fazendo resoluções de ano novo, planos que serão postos em
prática em janeiro. O problema é que eles enfraquecem conforme os dias passam.
Para as coisas darem certo, deve-se ter disciplina a todo o momento. Se sua
empresa não teve um 2015 inesquecível, não pense somente em 2016 – trabalhe
para que sua percepção deste ano melhore um pouco. E passe essa percepção para
os funcionários.
2. Esqueça os projetos
gigantes
A
falta de resoluções de ano novo não necessariamente significa que patrões devam
começar grandes projetos, desses que levam meses para ficar prontos, em
dezembro. Em empreitadas do tipo, parceiros externos são necessários e eles
podem estar desacelerando e esperando as festas. Foque no trabalho cotidiano e
em projetos de curta duração.
3. Que tal um agrado?
Não
será só com palavras bonitas que sua empresa manterá o foco. Tente dar algum
incentivo material à equipe. Se o caixa não estiver indo bem, faça algo menos
caro, mas também eficaz, como marcar uma confraternização em um bar e pagar
algumas rodadas de bebida para os funcionários. Tente agradá-los. Afinal,
nenhum gestor bate metas sozinho.
4. Não pare de usar
indicadores
O
último item é o mais centralizador de todos, mas pode ser eficaz. É comum que
empresas usem indicadores de desempenho, baseados nas entregas da equipe, para
ver se o time está trabalhando normalmente.
A
reportagem afirma que o empreendedor não deve se esquecer deles e, caso o
desempenho esteja ruim, conversar com os funcionários, ver qual é o problema e
orientá-los a manter o mesmo ritmo dos outros meses do ano.
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
Nenhum comentário:
Postar um comentário