Um
dos grandes problemas para qualquer contabilista, seja iniciante ou já com
alguns anos de mercado, é conseguir aumentar carteira de clientes em seu
escritório. Sem novos clientes, o escritório não consegue crescer e fica
vulnerável em relação aos seus concorrentes.
Mas
existe uma maneira de superar esse obstáculo? É possível estabelecer um método
confiável para aumentar a captação de clientes para um escritório de
contabilidade?
É
possível, sim, e aprenderemos como fazer isso no artigo de hoje! Confira:
Cuide muito bem dos
clientes que já estão com você
O
primeiro passo para conquistar qualquer cliente novo para um escritório de
contabilidade é garantir que aqueles que já contratam esses serviços estão
satisfeitos.
Isso
significa estar sempre presente para os clientes, tirar as dúvidas que surjam,
prestar o apoio necessário durante o ano e fazer o serviço contratado com
rapidez e qualidade. Assim, o cliente é fidelizado e não precisa buscar outra
opção para sanar as suas necessidades.
Um
escritório com alto índice de rotatividade de clientes não passa tranquilidade
ou confiança para os consumidores que buscam por uma alternativa confiável no
mercado. Além disso, clientes satisfeitos tendem a trazer novos consumidores
para um escritório naturalmente.
Caso
isso não aconteça (ou ocorra num nível menor do que o desejado), é possível
otimizar esse recurso com a próxima dica.
Peça indicações para
aumentar carteira de clientes
No
ramo da contabilidade, a estratégia mais poderosa para conquistar clientes é o
marketing de boca a boca. Quem precisa de um escritório de contabilidade,
costuma conversar com colegas e parceiros no mercado para encontrar indicações
de confiança. Afinal, esse é um serviço muito importante e não pode ficar nas
mãos de qualquer um.
Por
isso, uma excelente maneira de aumentar a carteira de clientes é pedir para os
seus atuais indicarem seu nome para colegas que precisem do mesmo serviço.
Entre as estratégias que podem ser adotadas, é possível oferecer alguns prêmios
para incentivar as indicações. Um desconto na taxa de serviços mensal, por
exemplo, pode encorajar recomendações do escritório para novos clientes.
Monte uma estratégia
completa de captação de clientes
As
duas dicas dadas até aqui servem para conquistar novos clientes quando o
escritório já presta o serviço há algum tempo. Mas o que fazer quando ainda não
há fregueses? A resposta para esse questionamento é montar uma estratégia
completa de captação de clientes.
Isso
significa estudar o perfil dos consumidores ideais do escritório e segmentar o
mercado de atuação. Por exemplo, em vez buscar por “empresas” como clientes,
uma boa ideia seria selecionar “MEIs que trabalham com e-commerce”. Assim, é
possível montar uma estratégia mais específica e com maior poder de conversão
para esse público.
Depois
de determinar o segmento ideal do mercado e estudá-lo, o próximo passo é montar
um pacote de serviço com um diferencial perfeito para esse nicho e oferecer aos
possíveis clientes.
Invista em marketing para
alcançar novos clientes
Um
escritório de contabilidade precisa alcançar o público para iniciar um diálogo
e converter as pessoas em seus clientes. Para isso acontecer, é necessário
investir em marketing para atingir as pessoas e poder controlar o que será
comunicado a elas.
Hoje
em dia, mesmo para escritórios iniciantes e com pouca verba, existem opções
eficientes de comunicação via marketing, como o Marketing de Conteúdo, produção
de vídeos e links patrocinados que podem trazer novos clientes.
Analise, altere e repita
os processos constantemente
É
importante ressaltar que o trabalho de conquistar novos clientes para um
escritório de contabilidade nunca acaba. É uma tarefa cíclica, que deve ser
repetida frequentemente para o crescimento do empreendimento.
Isso
denota a necessidade de constante análise dos processos de captação de novos
clientes, com possibilidade de alteração nos componentes em busca dos melhores
resultados.
Com
foco e trabalho constante nesse processo, é possível aumentar carteira de
clientes de um escritório de contabilidade e promover o crescimento sustentável
do empreendimento.
Fonte:
Blog Contab Express
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