Pode
até parecer óbvio que um bom clima organizacional gera mais produtividade nas
empresas. Entretanto, muitas companhias insistem em não se esforçar para que
isso seja possível e acabam criando ambientes hostis e pouco convidativos para
os seus colaboradores.
Uma
pesquisa realizada pelo site Love Mondays mostrou que os profissionais
brasileiros, se comparados com os mexicanos e os argentinos, são os menos
satisfeitos no trabalho. E se engana quem imagina que a remuneração seja o
principal fator negativo. Pesam ainda na balança a falta de oportunidades de
carreira, os baixos índices de qualidade de vida e a falta de benefícios.
Funcionários
que não se sentem à vontade em um lugar, certamente serão menos produtivos do
que aqueles que trabalham em um ambiente mais alegre. Muitas vezes, isso não
tem relação apenas com uma remuneração maior. É possível ser mais feliz
ganhando menos, mas mantendo a saúde do corpo e da mente em dia.
Por que você deve se
preocupar com o bom clima organizacional?
São
vários os fatores que podem contribuir para um melhor desempenho da sua empresa
caso seja possível melhorar o ambiente da sua empresa. Ficar atento a cada um
deles pode significar ter que passar por mudanças drásticas em termos de
gestão, mas muitas vezes os problemas estão tão enraizados na cultura da empresa
que não há outro jeito. Trabalhar em prol de melhorias do clima organizacional
resulta em:
1. Redução da rotatividade
Um
bom salário não é um fator determinante para manter as pessoas vinculadas a um
emprego. Em certas profissões, mesmo em tempos de crise há um bom número de
vagas no mercado, de forma que encontrar oportunidades em outros lugares não é
tão difícil. Se o clima em sua organização estiver ruim, esse bom profissional,
que sabe que tem mais opções fora dali, não vai pensar duas vezes antes de te
deixar.
Por
outro lado, aqueles que ficam por serem mais dependentes do salário, permanecem
insatisfeitos e desmotivados. Isso se reflete diretamente na produtividade.
Muitas vezes os colaboradores não deixam de fazer o trabalho que precisa ser feito,
mas deixam de lado a ideia de em alguns momentos “fazer algo a mais”.
2. Redução de conflitos
internos
Acordar
em uma segunda-feira de manhã e ir para o trabalho sabendo que, em algum
momento do dia, você vai ouvir uma bronca ou comentário desmotivador do seu
superior é um dos piores tormentos pelos quais os empregados passam. Quando há
algum tipo de conflito e não há resolução em vista, em geral o problema só se
“resolve” com a saída de uma das partes.
Muitas
vezes, a resolução é momentânea, pois a pessoa que torna o ambiente ruim
permanece e mina os próximos colaboradores. Por isso, é importante que o seu RH
consiga identificar quem são as pessoas que pesam para baixo na balança. Muitas
vezes, a saída de alguns funcionários pode mudar para melhor o clima de muitas
empresas.
3. Comunicação mais
eficiente
Grande
parte dos problemas organizacionais ocorre em função da má comunicação ou dos
ruídos de informação. Se os funcionários não recebem diretrizes claras sobre o
que estão fazendo ou por quais objetivos estão lutando, então passam a supor
coisas e os boatos se espalham, criando histórias onde elas não existem.
Certificar-se
de que a comunicação está sendo feita de forma objetiva ajuda a tornar o
ambiente melhor. Quando tudo é feito às claras e de maneira que todos possam
ter acesso às informações, a tendência é que o diálogo torne a troca de
conhecimento muito mais saudável. As pessoas confiam naqueles que estão
dispostos a confiar nelas.
4. Maior integração entre
os setores
Há
gestores que propositalmente acabam criando um clima de guerra entre vários
setores, na expectativa de que um possa “lutar” para “vencer” o outro. No
entanto, nessas circunstâncias o que acaba acontecendo é que a empresa se
fragmenta e em vez de lutar por um objetivo comum acaba lutando internamente
entre si.
Todos
os seus esforços devem ser direcionados no sentido de unir e integrar as
diversas áreas e processos de uma companhia. Quando os próprios colaboradores
se sentem responsáveis pelas melhorias do clima na empresa eles se mostram mais
engajados e comprometidos com os resultados. No final das contas, todos saem
ganhando.
Fonte:
Blog Sage
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