A
saúde financeira é o alicerce de qualquer negócio. Segundo dados do Instituto
Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE), 60% das pequenas e médias
empresas fecham antes mesmo de completar 5 anos de funcionamento. Esse cenário
é ocasionado, principalmente, por falta de planejamento adequado e má
organização de finanças.
Segundo
Fernando Castro, CEO da JoyPay, fintech de máquinas de cartões que oferece uma
solução de pagamento mais transparente e humanizada para PMEs, antes da
abertura de qualquer empresa, fazer uma projeção de custos fixos por pelo menos
um ano, assim como calcular o investimento inicial necessário para manter a
operação do negócio, são tarefas primordiais. Além disso, o executivo aponta
que é importante também ter um plano de negócios bem estruturado, que envolve
diversos pontos de gestão e manutenção da operação, assim como mecanismos
eficazes de controle.
Fernando
listou, então, seis principais pontos de atenção para abertura do próprio
negócio, assim como dicas que podem auxiliar os empreendedores que estão iniciando
nesta empreitada.
Tenha um plano de negócios
claro e bem definido
Ter
um bom plano de negócio é importante para determinar objetivos e estratégias da
organização. Com ele, o empreendedor pode validar o modelo de negócio
periodicamente, manter a organização financeira em ordem, traçar parcerias,
mapear concorrentes e, também, medir o andamento do negócio. "Quanto mais
detalhado o plano estiver, menos possibilidades de problemas na gestão e
manutenção do negócio", explica Fernando.
Mensure resultados da
execução
A
avaliação periódica de resultados é imprescindível para manutenção do negócio.
Esse acompanhamento possibilita que o empreendedor perceba eventuais desvios de
percurso a tempo, além de identificar pontos positivos e negativos do planejamento
e corrigi-los.
Atenção ao fluxo de caixa
Ter
controle de todas as entradas e saídas de dinheiro da empresa é essencial para
a realização de verificação e análise mais eficiente da situação atual das
movimentações e, assim, manter a saúde financeira do negócio. Nesse ponto,
outra dica primordial é a de nunca misturar contas pessoais com as
corporativas.
Estabeleça a estratégia de
precificação de acordo com custos de transações
Outro
ponto de atenção é em relação às opções de pagamento que o estabelecimento irá
oferecer. O pequeno e médio empreendedor precisa entender qual é o custo real
das transações de vendas realizadas, principalmente nas modalidades débito,
crédito e parcelado, para precificar seus produtos e serviços de forma correta,
sem prejudicar as finanças do negócio. Nesse caso, a JoyPay auxilia ao fornecer
orientação gratuita em relação às taxas aplicadas, tanto por meio de um
simulador disponível no portal do cliente como, também, com consultores
especializados para tirar principais dúvidas.
Tenha crédito para
eventuais necessidades financeiras
Mesmo
com as projeções de custos e do investimento inicial necessário realizadas
previamente, é possível que o empreendedor tenha algum imprevisto durante a
empreitada e, por isso, é essencial que tenha crédito aprovado como garantia,
para evitar maiores problemas financeiros que possam inviabilizar a
continuidade da operação.
Realize parcerias
estratégicas
Além
de serem importantes para geração de novos negócios e implementações de outras
soluções ao negócio, as parcerias também podem auxiliar na redução de custos
das empresas já que, de acordo com Fernando, podem ser oportunidades de
diminuição de gastos na compra de insumos e na contratação de mão de obra, por
exemplo.
Fonte:
Administradores.com
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