São
várias as razões que levam um funcionário a pedir demissão. Em boa parte dos
casos, o motivo está ao lado. Literalmente – problemas com o chefe fazem muita
gente sair das empresas.
Segundo
Tatiana Botta, especialista em recursos humanos e sócia da Epifania Coaching,
os gestores passam muito tempo resolvendo problemas técnicos, falando com
clientes e em reuniões com fornecedores. Por isso, falta tempo para lidar com
os colaboradores.
Além
disso, a pressa em bater as metas faz com que os chefes tenham um pensamento
muito imediatista e transmitam sua ansiedade para os empregados.
Ao
longo da carreira, Tatiana conviveu com centenas de empreendedores e descobriu
que alguns problemas são bastante comuns entre os patrões. Saiba quais são e,
caso você cometa erros semelhantes, evite-os.
1. Não planejar
É
muito comum ver gestores que têm metas mensais a bater, mas só começam a se
preocupar na última semana. Assim, os sete dias finais do mês se transformam em
um inferno, e todo mundo fica estressado. Procure se planejar e mapear
oportunidades para que esse período seja mais calmo – e os funcionários fiquem
mais tranquilos.
2. Não treinar
Exigir
que os seus colaboradores sejam profundos entendedores do negócio sem ajudá-los
a obter essa excelência não é o caminho certo. Você deve separar algum tempo
para treiná-los.
3. Não ouvir
A
decisão final é do patrão. Mas isso não significa que o empreendedor não possa
ouvir a opinião de seus comandados. Em um time de vendas, por exemplo, a maior
parte dos contatos é feita por eles. Ou seja, os colaboradores têm a base para
propor mudanças. Ao receberem um pouco da sua atenção, os funcionários se
sentirão mais importantes, o que melhora o clima da empresa.
4. Não dar feedback
Os
empregados precisam, sempre que possível, saber o que estão fazendo
corretamente e o que deve ser aprimorado. O feedback, quando feito com
transparência e educação, aproxima o empreendedor da sua equipe. Se há para
avaliar o desempenho, os bons funcionários se afastam; aos ruins, só resta a
bronca.
5. Expor
Ninguém
gosta de errar e ver seus deslizes sendo expostos na frente dos outros. Se você
tiver de criticar alguém, chame essa pessoa de lado e tenha uma conversa
privada. Em uma reunião, pode ser que a discrição não seja possível. Caso isso
aconteça, o ideal é cobrar, mas não constranger.
6. Não confiar
Em
um primeiro momento, quando a empresa é bem pequena, o proprietário pode
controlar tudo o que acontece. Se o negócio cresce, fica impossível. Por isso,
é essencial confiar nos seus funcionários.
7. Não entender as
diferenças
Cada
um tem seu jeito. Por isso, não tente fazer com que seus empregados se tornem
clones seus. O que importa é que um funcionário entregue o resultado. Se ele
bate as metas, não importa se ele se veste de maneira diferente, por exemplo.
Se você estiver próximo de sua equipe, entenderá o modo de cada um funcionar.
Ter um time heterogêneo é muito bom, até porque os clientes também são
diferentes uns dos outros.
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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