Muito
mais difícil do que abrir e é conquistar novos clientes, não é mesmo? Para
manter uma base de clientes em permanente crescimento e fazer o seu escritório
crescer, é preciso, antes de tudo, especializar o seu negócio, sendo cada vez
mais reconhecido pela excelência dos seus serviços dentro da área. Em segundo
lugar, é necessário que você conheça bem o seu cliente, para saber como chegar
até ele.
No
começo, vai ser difícil delimitar o perfil do público a ser atendido, mas em
pouco tempo, por meio da otimização do seu sistema de captação de clientes,
você passará a ter mais condições de selecionar os contratos mais interessantes
para seu escritório.
Confira
as dicas para ampliar sua clientela e garantir seu espaço frente à
concorrência:
Conheça seu público
Não
é possível vender nada se você não sabe a quem deve interessar seu produto ou
serviço. Por isso, procure avaliar a quais segmentos pertencem o tipo de
cliente seu escritório normalmente atende. Faça questionários com os clientes
que você já tem e descubra o que pensam, quais objeções teriam com relação ao
seu negócio, quais as expectativas. Invista nisso e você aprimorará a
comunicação com seu público-alvo, o único capaz de aumentar sólida e
qualitativamente sua clientela.
Conheça sua empresa
Se
nem você conhece a fundo a política e a filosofia da sua empresa, bem como as
metas dela dentro do mercado contábil, como espera que os seus clientes venham
a saber mais do que você a ponto de indicar seu escritório para conhecidos por
meio do chamado boca a boca? Portanto, trate de pôr todo o planejamento no
papel, monte um organograma que especifique as funções de todos que trabalham
com você, quem sabe até mesmo um manual de práticas e condutas na rede
intranet. A partir disso, você terá mais clareza para estabelecer um plano de
marketing adequado. Vale destacar que os próprios funcionários são os
principais divulgadores da sua empresa.
Invista no branding
A
marca é a identidade de toda empresa. Crie uma que seja capaz de dialogar com
seu público e busque fortalecê-la, participando de eventos, feiras e congressos
na área que possibilitem a aproximação com pessoas que possam ter algum
interesse nos serviços prestados pelo seu escritório.
Por
exemplo, se seu escritório auxilia na documentação para a abertura ou
fechamento de empresas, você pode investir em um estande dentro de uma feira
voltada para startups, solucionando dúvidas de microempreendedores. Brindes
como blocos e canetas são sempre muito bem-vindos, além de serem uma forma sutil
de divulgar o nome e os contatos do seu escritório.
Use o marketing online
Uma
das melhores formas de se destacar dentro de um mercado concorrido é manter o
seu site sempre atualizado com conteúdo pertinente à sua área de atuação,
disponibilizando dicas e guias práticos. Quanto mais postagens bem redigidas e
pesquisadas, mais seu conteúdo tem chance de ser indexado pelo Google e,
consequentemente, mais visitantes poderão chegar até você. Além disso, esteja
presente nas redes sociais do seu potencial público-alvo através de banners e
anúncios pagos. É uma publicidade na qual vale a pena investir, pois estará
colocando seu negócio ao alcance de quem você deseja. Principalmente quando se
trata de mercados de nicho, o marketing online possibilita o alcance do público
exato que se almeja, pois oferece ferramentas de segmentação mais precisas —
desde as redes sociais até o uso de google adwords.
Não desista!
Além
dessas dicas, é importante que você tenha em mente que a melhor estratégia para
se conseguir clientes é mesmo a persistência, uma certa pegada para detectar a
área mais promissora, além de gostar daquilo que faz. Não adianta ter domínio
completo sobre estratégias de marketing se você não sabe como fazer um bom
atendimento personalizado para seus clientes. Portanto, capriche no atendimento
e otimize todos os seus serviços para deixar sempre uma boa impressão. Essa é a
maior garantia de que você ainda poderá ter muito mais clientes no futuro.
E
então, gostou das dicas para conquistar mais clientes? Compartilhe com a gente
a sua opinião!
Fonte:
Blog Sage
Nenhum comentário:
Postar um comentário