As
relações comerciais no mundo estão cada vez mais intensas e complexas devido ao
surgimento de novos setores de produção. Isso aumentou muito a necessidade de
especialização em relação à organização financeira das empresas. A consequência desse processo é uma
necessidade cada vez maior de uma contabilidade adaptada a essa nova realidade.
Profissionais que saibam, por exemplo, lidar com o comércio eletrônico,
empresas de alta tecnologia, com o terceiro setor ou mercado de franquias.
Quer
saber quais ramos da contabilidade estão em alta? Separamos 4 deles para você:
1. Comércio eletrônico
O
e-commerce não para de crescer no Brasil, trazendo com ele novas vagas de
emprego. Muitas vezes os proprietários de sites de vendas online não têm tempo
ou não entendem muito bem da legislação financeira. É a hora de mostrar o seu
diferencial.
O
profissional dessa área deve se manter sempre atualizado e estar atento às leis
específicas de vendas à distância. Os contadores devem saber quais impostos
incidem sobre esse tipo de empresa ou orientar o cliente sobre a abertura da
mesma. De uma maneira geral, não muda muito em relação às empresas físicas, mas
é preciso prestar muita atenção aos detalhes.
2. Terceiro setor
Apesar
do boom já ter passado, o Terceiro Setor continua sendo uma área em expansão.
Essas empresas têm um caráter particular porque fogem do âmbito privado, mas
também não se encaixam no âmbito governamental. Outro ponto importante é que
elas não têm finalidade de lucro. Conhecemos essas empresas mais como ONGs, que
geralmente desenvolvem ações ligadas à educação, à cultura ou de cunho social.
Talvez
seja o setor que necessite uma maior especialização do contador. É preciso
estudar, entre muitas outras leis, a Lei das Sociedades por Ações (Lei 6.404/1976),
que é a base da contabilidade de ONGs.
3. Franquias
Segundo
a Associação Brasileira de Franchising (AFB), o setor faturou R$115 bilhões em
2013 e vem crescendo mais de 10% anualmente. Empresas ligadas à saúde, beleza e
esporte são representantes da maior parcela desse sucesso. Por enquanto, a
concentração dessas redes fica no sudeste, mas especialistas já apontam que o
mercado deve começar a se expandir para o interior do país. Isso quer dizer que
há um enorme mercado para a contabilidade a ser explorado.
Para
isso, o profissional deve estudar os tipos de contratos entre franqueados e
franqueador para poder orientar bem o cliente. Lembre-se de que dependendo do
contrato, nem sempre será um bom negócio. É preciso verificar todas as
exigências e colocar as contas no papel.
4. Consultor tributário
Você
sabe o que faz o consultor tributário? Ele tenta orientar a empresa a reduzir o
pagamento de impostos de maneira legal. Esse profissional deve ter um
conhecimento amplo da legislação de incentivos fiscais no seu país. Quem quiser
atuar na área deve virar um especialista em Direito Empresarial antes de tudo.
Não é necessário ingressar em uma faculdade de Direito, mas é preciso investir
em cursos sérios de capacitação. É uma área que depende totalmente de um
profundo conhecimento sobre leis.
Não
se esqueça de que, seja qual for a escolha, deve-se investir em cursos específicos.
Fonte:
Blog Sage
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