Os
profissionais são contratados por causa de seus conhecimentos técnicos, mas
podem ser demitidos pelo seu comportamento. Muitas vezes isso ocorre porque
esses colaboradores não sabem conviver com os colegas, falam de forma grosseira
e até se vestem de maneira desleixada. De acordo com especialistas, a falta de
educação pode custar uma promoção e até o seu emprego.
A
consultora de estilos Luciana Almeida destaca que os empresários estão
preocupados com a imagem de suas empresas e investindo em treinamentos de boas
maneiras de seus funcionários.
“O
que os empresários e os profissionais liberais estão percebendo é a
possibilidade de usar o bom comportamento como uma ferramenta para enriquecer o
relacionamento dos funcionários com os clientes. Quanto mais positivo o
tratamento, mais ganhos todos têm”, disse.
Ela
lembra que as pessoas estão cada vez mais envolvidas com o trabalho, e as
regras da boa convivência foram deixadas de lado. “Esse resgate entre os colaboradores
e a empresa veio concluir que o bom relacionamento é a chave do negócio”,
avalia.
O
psicólogo e professor da Faesa, Valdeci Auer, aponta como falta de educação
atitudes como falar alto, fazer fofocas, brincadeiras desrespeitosas, entre
outros pontos. “Ao atender um cliente ou colega, evite palavras no diminutivo
como ‘um minutinho’ e ‘um instantinho’. Alguns comportamentos são inaceitáveis.
Demonstrar má vontade e desinteresse é uma deselegância também”, ressalta.
A
especialista em Pessoas, Gisélia Curry, acredita que a parte estratégica de um
profissional é o seu comportamento. “De nada adianta ter um currículo exemplar
e ótimas formações se você não tem um comportamento adequado. A falta de
educação tira a notoriedade desse colaborador. Não tem nada melhor para uma
organização do que ter um profissional educado e carismático, que sabe se
comportar. No dia a dia ninguém quer trabalhar com uma pessoa chata e mal
educada”, ressaltou.
O
diretor do Centro Médico do Shopping Vitória, Renato Machado, acredita que
investir no treinamento do colaborador é a melhor maneira de criar a identidade
da empresa. “Essa sempre foi uma preocupação, pois estamos sempre pensando no
cliente e na melhor maneira de atendê-lo. Esses treinamentos são feitos com
todos os colaboradores e donos da empresa, para que o pensamento seja o mesmo”,
finaliza.
Rigidez dos chefes pode
interferir na produtividade da equipe
A
falta de educação é um comportamento inaceitável, independentemente do cargo
que o profissional ocupa. Conforme a especialista em Pessoas, Gisélia Curry, os
líderes não podem confundir rigidez com falta de educação.
“O
chefe tem que tomar cuidado com palavras mal educadas, que podem causar feridas
e consequências irreparáveis na equipe e na produtividade. Há uma grande
incoerência no discurso dos líderes que querem mostrar seriedade e confundem
isso com falta de educação”, disse.
A
especialista lembra que muitas vezes esse comportamento se transforma em
agressão. “É fácil perceber que algo está errado. Basta observar se há muita
rotatividade na equipe. Aqueles que permanecem na empresa, com esse tipo de
líder, acabam adoecendo”, afirmou.
Gisélia
destaca, ainda, que também é falta de educação o olhar e a expressão corporal.
“Quando um funcionário está falando e o chefe continua fazendo outra coisa,
isso demonstra falta de educação. É preciso dar atenção às pessoas, mesmo
quando o assunto não tiver importância”, diz a especialista.
Na
opinião de Gisélia, as empresas hoje, por conta da crise, consideram qualquer
falha como um erro grave. No mundo corporativo, segundo ela, não são admitidas
mais falhas como comportamentos inadequados. “Isso pode representar uma perda
de contrato e, consequentemente, no faturamento da empresa. O momento econômico
atual é muito sério. Portanto, ter educação é sinal de profissionalismo,
independentemente do cargo que ocupa”, ressaltou Gisélia Curry.
Fique Atento
Roupas
É
importante adotar o traje de acordo com a cultura da empresa e ao ambiente de
trabalho.
Linguagem
e postura
Palavrões,
gírias e falar alto são comportamentos que podem prejudicá-lo.
Tolerância
Saiba
expor seu ponto de vista, mas não tente forçar ninguém a aceitá-lo. Cada um tem
o direito de ter a sua própria opinião.
Fonte:
Gazeta Online
Nenhum comentário:
Postar um comentário