No
início de qualquer carreira, é necessário que o profissional invista um pouco
mais de tempo e esforço para conquistar seu espaço no mercado. No ramo da
contabilidade, não é diferente.
O
contador iniciante, após ter uma boa formação na área, precisa se dedicar a
algumas práticas fundamentais para atrair clientes e garantir o sucesso de seu
negócio.
4
dicas para quem está começando na contabilidade:
Conheça o mercado
Para
você acertar no planejamento de marketing e no oferecimento dos seus serviços,
é essencial pesquisar e conhecer o mercado. É importante saber especialmente
quais as maiores necessidades dos clientes em serviços de contabilidade, em
quais épocas seu serviço será mais necessário e como é a demanda na sua cidade
ou região.
Os
clientes sempre preferem investir em um contador que tenha conhecimento máximo
no seu ramo de atuação. Portanto, com base nos dados sobre o mercado, defina um
público-alvo, conheça suas características e preferências e assim direcione
seus serviços a uma área específica da contabilidade em que você tenha mais
conhecimento.
Assim,
você será conhecido como especialista em determinado ramo e estará capacitado
para prestar um serviço de qualidade, atraindo mais clientes.
Invista em marketing
pessoal
Quando
você começa a atuar como contador, ainda não é muito conhecido no mercado e,
por isso, o marketing é fundamental para dar visibilidade ao seu trabalho.
Atualmente,
com a internet, gastamos muito pouco (ou nada!) para promover o nosso trabalho.
Crie um site e use suas redes sociais para divulgar os seus serviços e
apresentar os seus diferenciais. Nestes espaços, você pode disponibilizar
textos interessantes ligados à área contábil, de modo que seu público será
atraído por causa do conteúdo de qualidade. Ali você também consegue conversar
com as pessoas e responder às suas dúvidas.
Capte e mantenha clientes
A
captação de clientes se dá mediante as estratégias de marketing. Porém, você
também pode ser mais ativo e entrar em contato por e-mail ou telefone com
clientes em potencial. Mantenha um cadastro de antigos e prováveis clientes,
oferecendo serviços úteis ao contexto de cada um.
Para
manter os clientes já conquistados, em primeiro lugar preste sempre um serviço
de qualidade. Depois, habitue-se a se relacionar bem com seus clientes,
dialogando com eles, entendendo suas necessidades e estando sempre à
disposição. Um atendimento solícito e de qualidade é o diferencial que fideliza
clientes e os estimulam a indicar seu trabalho.
Faça parcerias
Construir
bons relacionamentos com outros profissionais para troca de informações é uma
das principais formas de captar clientes em início de carreira. Portanto,
desenvolva seu networking e crie relacionamentos especialmente com
profissionais de áreas complementares a sua, para que vocês possam indicar um
ao outro quando houver oportunidade. Às vezes, é necessário oferecer uma
comissão por indicações bem-sucedidas, porém ainda assim essa prática é
vantajosa, já que você cria uma base de clientes bem rica para o futuro.
Fonte:
Jornal Contábil
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