Em
um ano de crise, muita gente pensa em começar o próprio negócio. Para ter
sucesso, é preciso se preparar. Os pequenos empresários devem estar sempre
atentos em novas tendências para que invistam nas coisas certas. É preciso se
comunicar com as novas gerações e ter uma forte presença online para conquistar
o público.
O
site da revista Entrepreneur listou alguns aspectos que devem ser levados em
consideração por aqueles que querem abrir um pequeno negócio em 2016. Confira
abaixo:
1. Geração Y
Um
relatório publicado pela U.S. Chamber of Commerce Foundation mostra que os
membros da geração Y preferem estar sob uma liderança mais compreensiva.
Aspectos como transparência, colaboração e um bom balanço entre vida pessoal e
profissional garantem não só conforto, mas sucesso. Os Millenials também se
adaptam facilmente aos avanços tecnológicos e, com uma comunicação constante
com as marcas, priorizam a qualidade de produtos e serviços.
Justamente
por prezarem pela qualidade e ética, esses jovens preferem usar a tecnologia
para cuidar dos negócios. Tudo isso através de serviços como os que facilitam a
realização de encontros e conferências online e plataformas de otimização do
fluxo de trabalho e administração.
2. Presença virtual
A
internet permite que empreendedores tenham maior controle de assuntos como
desenvolvimento da marca, marketing e engajamento do público. De acordo com a
campanha norte-americana, The Independent We Stand (IWS), 97% dos internautas
fazem buscas onlines antes de comprar qualquer tipo de produto ou serviço.
Assim, resenhas, depoimentos e um bom site de negócios são de extrema
importância para conquistar o público atualmente.
3. E-commerce
Lojas
online aumentam cada vez mais a movimentação de usuários na internet. De acordo
com o estudo global UPS Pulse of the Online Shopper, lançado em 2015, 58% dos
consumidores de e-commerce estão dispostos a adicionar mais itens ao carrinho
se isso significar que o frete será gratuito. Mesmo arcando com os custos de
transporte, a empresa pode vender mais e, por consequência, ter mais lucro.
Para
aqueles empreendedores que estão com pouco capital para investir, a internet
oferece várias ferramentas para criar uma plataforma de comércio online. Na
hora de fazer seu site, o empreendedor precisa ter certeza que ele é
responsivo, já que os consumidores ganham cada vez mais confiança para compra
pelos celulares.
4. Empréstimos online
Uma
das grandes tendências para os pequenos negócios são os empréstimos online.
Segundo um artigo da Harvard, isso se deve à “simplicidade e conveniência de
aplicação de processo, rapidez na entrega e grande foco no serviço ao
consumidor”. Bancos tradicionais enxergam altos riscos em empréstimos feitos a
pequenos empreendedores, enquanto muitos emprestadores online têm estas
empresas como principais clientes. Além disso, uma alternativa cada vez mais
usada para arrecadação de capital são as campanhas de crowdfunding.
5. Inteligência de
negócios
Softwares
de inteligência de negócios coletam dados e os traduzem em informações que
podem ser usadas para aprimorar o empreendimento. Essa estratégia é usada
historicamente por muitas companhias de grande porte. No caso das pequenas
empresas, as soluções podem ser mais simplificadas, pois o número de dados
necessários não é tão grande.
Fonte: Revista Pequenas
Empresas & Grandes Negócios
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