É
cada vez mais comum encontrar jovens deixando de lado carreiras convencionais e
entrando no mundo do empreendedorismo. Mas, quando se é muito novo, a chance de
contratar funcionários mais velhos é grande, e essa diferença pode criar
desafios na convivência.
Gerenciar
uma equipe mais velha pode ser desafiador, mas, ao mesmo tempo, trazer boas
lições. Abaixo, conheça dicas de como o jovem empreendedor pode tirar proveito
de um time experiente:
1. Procure entender as
diferenças
Saber
as diferenças entre cada funcionário é essencial para um líder, especialmente
aquele com menos experiência. Identificá-las ajudará o dono da empresa a
entender o que cada pessoa precisa para fazer um bom trabalho.
2. Aproveite a sabedoria e
a experiência do time
Delegar
aos funcionários mais velhos funções que vão além do seu script de trabalho é
uma boa maneira de envolver aqueles que têm dificuldade de se subordinar a um
chefe novo. Pedir conselhos e opiniões faz com que eles se sintam reconhecidos
e úteis.
3. Seja confiante e fique
firme
Ter
um chefe inseguro e ocupar um cargo inseguro deixa qualquer um inquieto. Tomar
decisões com confiança é fundamental.
4. Considere obter
orientação
Assim
como funcionários mais velhos precisam conhecer mais sobre tecnologia e
tendências, os mais novos têm muito a aprender com sua experiência. Trocar
orientações é um jeito de colocar as duas gerações em contato e compartilhar
conhecimentos. Só é preciso ficar atento para que essa troca não aconteça com
apenas um dos funcionários.
5. Comunique-se
abertamente
Um
bom líder precisa reconhecer as preocupações de seus empregados e dar uma
resposta a elas. Trabalhar para oferecer um bom ambiente de trabalho e aceitar
sugestões de como ser um chefe melhor pode ser útil, assim como manter uma
conduta humilde e honesta.
6. Mostre que você gostou
Para
conquistar respeito como um chefe jovem, reconheça e saiba elogiar o trabalho
das pessoas. Elas devolverão o reconhecimento como funcionários ainda melhores.
7. Cuida das áreas mais
preocupantes
Ao
discutir uma questão, trate cada funcionário com o mesmo nível de respeito e,
ao mesmo tempo, seja específico em relação ao que você espera de cada um deles.
8. Pare de tentar ser
popular
Em
vez de tentar agradar a todo mundo, use sua energia para formar uma empresa
onde as pessoas gostem de trabalhar e com a qual os clientes gostem de fazer
negócio.
9. Não se intimide
Você
pode ser novo, mas há uma razão para estar no topo de uma empresa. Os
funcionários precisam entender isso e tratá-lo com o respeito merecido.
10. Dê o exemplo
Se
você exige ser respeitado, respeite. Se você não quer funcionários com um ego
grande, comece por não ter um. Simples assim. Funcionários mais velhos podem
achar que você é imaturo ou inexperiente, mas é possível provar para o time que
você dá conta dos desafios.
Fonte:
Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios
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