A
projeção de vendas, principalmente quando feita com precisão, será a espinha
dorsal do seu plano de negócios. Ela servirá como um guia para a elaboração de
planejamentos de compras e a criação de estratégias que visem o aumento das
vendas.
Com
esse método, os gestores poderão formar um padrão para as despesas, receitas e
lucros, bem como projetar o crescimento do negócio de acordo com a realidade
dele e do mercado.
Muitos
gestores não sabem, mas a projeção de vendas vai muito além de ampliar a visão
futura do negócio. Ela possibilita uma ação para mudar o rumo da história e a
criação de estratégias para alcançar objetivos mais ambiciosos para a empresa.
Também é uma forma de aumentar a credibilidade do negócio diante dos sócios e
investidores.
Se
você tem dúvidas sobre como usar essa ferramenta, não se preocupe. No post de
hoje, vamos te explicar passo a passo como fazer. Confira!
1. Analise o histórico de
vendas
Se
a sua empresa não tem o hábito de registrar dados, comece imediatamente. Hoje,
existem ferramentas mais eficientes do que as tradicionais planilhas, como os
softwares de gestão na nuvem, por exemplo, que, além de serem mais seguros, são
bastante acessíveis.
Utilize
os registros das vendas realizadas no passado para fazer a projeção e
acrescente uma pitada estratégica para alavancar esses resultados, adicionando
um percentual possível ser alcançado sobre a meta.
2. Monitore as ações
estratégicas
Analisar
o histórico de vendas sozinho será importante, mas, para ter uma projeção mais
realista, os gestores devem considerar também quais estratégias de marketing e
vendas deram certo no passado. Por isso, ao colocar as estratégias em prática
faça também um monitoramento detalhado dos resultados para que, no futuro, a
empresa venha a utilizar as de maior impacto positivo.
3. Estude o potencial do
mercado
A
pesquisa de mercado não é uma estratégia voltada somente para projetar
resultados em um plano de negócios. Ela serve também para identificar
oportunidades (tendências de vendas) que a empresa pode aproveitar no futuro
breve. Por isso, deve ser feita periodicamente.
Aproveite
essas informações para projetar o impacto que o potencial do mercado agregará
nas vendas futuras e estabeleça novas metas, mais realistas, para o negócio.
4. Considere os períodos
sazonais
Ao
realizar uma projeção de vendas, analise os resultados por mês ou períodos mais
longos. Dependendo do produto ou serviço que sua empresa comercializa, é
possível que as vendas sejam maiores em uma época e menores em outras.
Seja
por diferenciação de clima, seja por datas festivas, considere os períodos de
sazonalidade para realizar projeções mais precisas.
5. Projete as vendas
individuais do portfólio
Se
a empresa tem mais de um portfólio com mais de um produto ou serviço, analise
cada linha separadamente. No entanto, se o portfólio for muito amplo, os
resultados podem ser resumidos e consolidados na projeção.
As
grandes empresas utilizam a projeção de vendas como ferramenta de orientação
para gerenciar e liderar o negócio, apoiar decisões estratégicas e determinar a
alocação de recursos onde são mais necessários.
Fonte:
Blog Sage
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