Quer
gerenciar um escritório de contabilidade que seja reconhecido no mercado e
obtenha credibilidade junto aos clientes? Então, prepare-se, caro gestor
contábil em busca do seu lugar ao sol: para ter sucesso nessa empreitada, será
preciso muita estratégia! Afinal, a concorrência é acirrada por todos os lados:
das próprias empresas e instituições que muitas vezes preferem não terceirizar os
serviços contábeis, de outros escritórios de contabilidade que abrem em cada
esquina e fecham na mesma velocidade e, por fim, do governo, que tende a
simplificar cada vez mais a prestação de contas por parte dos autônomos e
microempresas.
Nesse
cenário de guerra, abrir e manter um escritório de contabilidade pode parecer
uma tremenda enrascada, pois, além da concorrência, há também a questão da
receita. Lucros reais demoram a aparecer nos primeiros meses em que você vai
basicamente pagar para trabalhar e manter sua infraestrutura básica de
atendimento. É aí que a estratégia certa pode te ajudar a não jogar a toalha
logo de cara e desistir do negócio dos seus sonhos.
Para
que você conquiste sua independência, destacamos 5 estratégias vitais para a
gestão do escritório contábil de modo a atrair a clientela e obter ótimos
resultados:
1. Determine funções
O
seu escritório de contabilidade pode ser pequeno, mas não quer dizer que ele
deva funcionar na base do improviso. Ainda que inicialmente você conte com um
quadro reduzido de funcionários ou sócios, estabeleça a função de cada um: quem
irá controlar a folha de pagamento, quem irá recepcionar os clientes, quem
cuidará do comercial. São tantos números que os contadores costumam deixar as
contas da própria empresa para depois, então não cometa esse erro!
2. Verifique o contrato
Tal
como jornalistas têm as suas pautas e médicos têm a ficha médica de cada
paciente, o contrato é um guia do contador. Nele, devem estar expressos
compromissos assumidos com os contratantes e a natureza desses serviços,
cláusula por cláusula, inclusive com orçamento. O contrato também serve para
uniformizar as informações às quais todos os funcionários do escritório têm
acesso sobre os clientes.
3. Informatize-se
Já
que falamos de determinar funções e passar a limpo um por um os contratos de
trabalho, contar com um software
de gestão contábil é imprescindível para otimizar o fluxo de informações
dentro da empresa, de forma a aperfeiçoar a entrega dos serviços para os
clientes dentro do prazo estipulado e com menos falhas.
4. Restrinja seu mercado
O
mercado é vasto. Você pode atender tanto a clientes individuais quanto a
empresas de diversos segmentos e instituições, como escolas e faculdades.
Portanto, para não comprometer seus resultados e a excelência do serviço
prestado, é preciso que você escolha os seus clientes de acordo com o perfil do
seu escritório. Se por acaso quiser arriscar e atender o máximo possível de
nichos, pelo menos atenda a um número que uma empresa do porte da sua suporte.
5. Invista em propaganda
Depois
de arrumar a casa, é hora de crescer. Estabeleça um plano de marketing. A
publicidade voltada para escritórios de contabilidade é especialmente regulada,
passando por uma série de especificidades; portanto, o que conta mais no seu
ramo é o famoso e eficaz boca a boca. Cultivar a base de clientes existentes
custa mais barato que sair para angariar outros novos. Por isso, também, a
especialização se torna uma prática mais rentável do que o investimento em
frentes diversas do mercado.
Mas
só a estratégia não basta para que um escritório contábil conquiste seu lugar
mediante a forte concorrência. É preciso um líder com foco em resultados e
gestão de pessoas para fazer com que o barco nunca afunde, além de passar para
a comunidade em que atua uma imagem de credibilidade e eficiência na prestação
de serviços.
Fonte:
Blog Sage
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