O
mundo da contabilidade está mudando rapidamente. Desde o papel cada vez mais
proeminente da tecnologia até a mudança dos requisitos do cliente e a
necessidade de fornecer uma ampla gama de serviços. E, à medida que a profissão
contábil evolui e amadurece, o mesmo acontece com a maneira como as empresas
fazem negócios, permitindo que acompanhem seus concorrentes e atendam às
exigências dos clientes.
Com
uma base de clientes multi-geracional, as empresas de contabilidade estão sob
mais pressão do que nunca para encontrar seu segmento e fornecer valor. Em
última análise, os clientes estão em busca de empresas que proporcionem uma
experiência de primeira classe, além de serviços de contabilidade padrão.
A
fim de atender às demandas em evolução, as empresas de contabilidade devem
aumentar seu foco na construção de relacionamentos fortes por meio de uma
conexão com a marca da empresa. Isso requer uma mudança na cultura e mentalidade
da empresa que levará tempo e suporte de nível sênior para implementar. Aqui
estão as principais considerações para construir relacionamentos com os
clientes a fim de tornar sua empresa preparada para o futuro.
A experiência do cliente
As
empresas devem começar criando uma cultura centrada nas necessidades em
evolução dos clientes. É hora de estabelecer um relacionamento mais profundo,
criando uma marca voltada para o futuro e oferecendo as experiências que eles
exigem agora. De acordo com uma pesquisa da Salesforce, 81% dos compradores de
negócios acreditam que a experiência que uma empresa oferece é tão importante
quanto seus produtos e serviços. Em vez de se concentrar apenas na
contabilidade e nas auditorias anuais, as empresas do setor devem agora também
fornecer experiências personalizadas e envolventes aos clientes. Para passar de
relacionamentos transacionais para parcerias estratégicas, as companhias devem
implementar os seguintes pilares:
1. Contratar diversos
conjuntos de habilidades
Para
construir um forte relacionamento com os clientes, sua empresa precisará de uma
gama maior de habilidades. Contrate fora do conjunto de habilidades tradicional
de contadores e tenha em sua equipe, comunicadores fortes, inovadores
tecnológicos e gerentes de projeto. Quanto mais variada for sua força de
trabalho, melhor você estará preparado para atender às necessidades em evolução
dos clientes.
2. Entender a jornada do
cliente
Quando
se trata de clientes, as atitudes em relação aos contadores estão mudando, com
o 2018 Practice of Now report destacando que a grande maioria (83%) espera mais
em termos de serviços e recursos do que há cinco anos. Desta forma, em vez de
se concentrar apenas no resultado final, as empresas devem promover a
importância de entender a jornada do cliente, construindo confiança e
comunicando-se regularmente.
3. Personalizar
O
cliente moderno quer ser capaz de escolher com que rapidez ele terá acesso ao
conhecimento que seu contador detém e aos diferentes tipos de serviços que
recebe. Ao oferecer um conjunto diferenciado de serviços – como oferecer
consultoria adicional de desenvolvimento de negócios para clientes com salários
mais altos – o cliente pode escolher qual deles deseja, resultando em um
serviço personalizado e uma experiência positiva.
4. Fornecer serviços
indispensáveis
As
empresas devem criar uma cultura focada na eficiência, modernizando o processo
legado que está ocupando muito tempo e impedindo que os contadores façam seu
trabalho – como a entrada manual de dados. Para transformar verdadeiramente os
serviços, as empresas devem se concentrar na qualidade do trabalho e no valor
derivado dele, em vez de apenas no número de horas colocadas em cada projeto.
Em
última análise, as empresas de contabilidade devem se esforçar para se tornar
parte dos negócios de seus clientes – um parceiro essencial nas operações
diárias. Ao fazer isso, sua empresa será capaz de construir relacionamentos
rentáveis e de longo prazo, evoluindo ao lado das necessidades do cliente.
Não fique parado
O
segredo para construir e manter relacionamentos sólidos com os clientes é se
preparar para mudanças frequentes. As necessidades estão em constante evolução
e tudo bem. Lembre-se de verificar regularmente os funcionários e clientes e
redefinir os relacionamentos à medida que essas necessidades evoluírem. Embora
a contabilidade e o processamento de números estejam sempre no centro do que
fazemos como contadores, a experiência do cliente é o que diferencia as
principais empresas. Incentive sua empresa a inovar, adote tecnologia e ofereça
o melhor serviço que os clientes esperam.
Fonte:
Blog Sage
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