Ter
o próprio negócio não é uma tarefa simples. Depois da etapa de planejamento e
abertura da empresa chega a fase de adaptação, na qual é preciso analisar os
gastos, os investimentos e os valores de retorno. Com os devidos ajustes
feitos, chega o momento que todo empreendedor sonha: de crescer cada vez mais e
aumentar seu faturamento.
No
entanto, é preciso tomar cuidado antes de se empolgar e tomar decisões que
podem não ser as melhores para o seu negócio. Quer saber como aumentar o
faturamento da sua empresa de maneira saudável e sem prejudicar seu caixa ou a
qualidade do produto? Selecionamos 6 dicas que irão te ajudar com tudo isso:
1. Entenda o seu cliente
É
preciso olhar com carinho para os clientes, afinal, sem eles não há
empreendimento que dê certo. Isso significa que você deve conhecer o perfil do
seu consumidor, entender quais são suas preferências, quais são as intenções de
consumo, quais produtos ele mais deseja e, respectivamente, suas necessidades.
Com estas informações, você poderá tomar medidas para aprimorar ainda mais
serviços que seu negócio oferece. Além disso, poderá criar promoções de
fidelização e, consequentemente, melhorar a base de clientes. Lembre-se sempre:
o consumidor satisfeito sempre volta a fazer negócio com você e, melhor ainda,
o indica para que mais pessoas façam o mesmo.
2. Saiba identificar novas
oportunidades
Ao
entender melhor o seu cliente, é possível identificar também novas
oportunidades de negócio. Que tal ampliar seu leque de serviços ou investir em
novas estratégias de marketing para tornar o seu empreendimento mais conhecido?
É importante também ficar atento aos movimentos e tendências do mercado para
adotar novas formas de oferecer o seu produto. Por exemplo: ao invés de ter
gastos com aluguel, funcionários dedicados, contas de luz e água, por que não
investir em um e-commerce? Ao identificar novas oportunidades, você melhora o
seu negócio, vende mais e até economiza.
3. Reduza custos
Não
tem como fugir: se você realmente deseja aumentar o faturamento do seu negócio
sem precisar investir, é preciso reduzir ao máximo os custos. Primeiro, você
deve reunir todos os custos da empresa e entender quais são as principais
despesas. Veja onde e como executar cortes e defina planos de ação para redução
de gastos fixos (como contas de consumo, por exemplo). Outra alternativa que
pode ajudar a reduzir gastos é terceirizar serviços ou áreas que não contemplem
o coração do negócio ou que não tenham muita demanda.
4. Treine seus
funcionários
Quanto
mais qualificada a equipe for, mais resultados ela trará para o negócio!
Portanto, é de extrema importância que você ofereça capacitações e treinamentos
que estimulem as habilidades e produtividade dos funcionários. Adote também
processos de venda que sejam executáveis e que possam reduzir custos de
operação.
5. Escolha o regime fiscal
certo para seu negócio
Identificar
qual o é melhor regime fiscal para seu negócio é fundamental, uma vez que o
sistema tributário para empresas de médio e grande porte é mais complexo,
enquanto o perfil de pequenas e microempresas são mais descomplicados. Se o seu
negócio tem receita bruta anual igual ou menor que R$ 240 mil, você poderá
optar pelo Simples Nacional, regime que unifica o pagamento de diversos
impostos em um único documento. Tudo isso pode ajudar na hora de organizar as
finanças e, consequentemente, ter um controle dos custos.
6. Saiba precificar seu
produto
Na
vontade de aumentar a margem de lucro, muitos empreendedores acabam caindo em
uma armadilha bem comum: diminuir ou aumentar demais o preço dos produtos.
Ambas as situações podem ser muito prejudiciais ao negócio caso sejam
praticadas sem o planejamento e análise necessários. Para precificar seu
produto corretamente, sempre leve em consideração os custos da operação, o
preço praticado pela concorrência e, é claro, a intenção de compra do
consumidor.
Fonte:
QuickBooks
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